Ícone do site Jornal da Chapada

#JunhoLaranja: Fogos e fogueiras causam mais de 50 acidentes no São João da Bahia; receitas caseiras devem ser evitadas

Em média, 500 pessoas são internadas por ano no Brasil em função do manuseio inadequado dos fogos de artifício | FOTO: Divulgação |

Um total de 53 pessoas foram atendidas nos Hospitais Geral do Estado (HGE), Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e do Oeste, entre os dias 20 e 26 últimos, vítimas de acidentes com fogos de artifício e fogueiras. No HGE, foram 39 atendimentos, 13 no HRSAJ e 1 no HO.

Dados das duas principais unidades hospitalares especializadas em tratamento de queimados da rede estadual, o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), referentes aos últimos 4 anos, mostraram um acréscimo no número de acidentes no período entre 20 e 30 de junho, quando comparados os dois anos com festejos (2018 e 2019) e os dois sem festejos e com pandemia (2020 e 2021).

Anna Cortizo, enfermeira dermatológica responsável pelo ambulatório de tratamento de feridas Cicatrimed, braço de atuação da Assiste Vida, explica que, uma vez que o acidente já aconteceu, as receitas caseiras que buscam auxiliar no processo de cicatrização de ferimentos devem ser evitadas.

“Elas levam riscos de Dermatite de contato, que é uma reação inflamatória que ocorre na pele à exposição a um componente que causa irritação ou alergia, podendo causar também infecções no local da queimadura que já está sensibilizado, agravando o quadro”, conta.

Importância de um bom curativo
A especialista esclarece que o ideal mesmo para uma boa recuperação é um curativo bem-feito. Anna explica que podem ser feitos curativos especializados para queimaduras, que deve ser indicado a partir de uma avaliação profissional.

Entre eles estão os com coberturas especiais com antimicrobianos com prata e PHMB , que atuam de forma profilática evitando a infecção, espumas de poliuretano com silicone, que proporcionam conforto e redução da dor no local e a placa de hidrogel, que fornece conforto e redução da temperatura local.

Esse tipo de curativo melhora o bem estar do paciente, além de diminuir o tempo de cicatrização. Esses tratamentos estão disponíveis na Assiste Vida, que oferece os serviços de internação domiciliar, assistência domiciliar e cuidados continuados.

O ambulatório funciona na sede da Assiste Vida, localizada no Horto Bela Vista em Salvador. Os pacientes interessados no serviço podem entrar em contato por telefone e fazer o agendamento de uma avaliação inicial gratuita.

Sobre a Assiste Vida
Atuante desde 2008, na Bahia, a Assiste Vida possui uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem. A Assiste Vida oferece os serviços de internação domiciliar, assistência domiciliar e cuidados continuados, sempre focada no tratamento humanizado dos pacientes. O trabalho é desenvolvido de forma conjunta para oferecer qualidade, segurança e inovação nos serviços extra-hospitalares. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas