Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: País deve seguir orientações da OMS e não fazer vacinação em massa contra Varíola dos Macacos

Os casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram recentemente para países europeus | FOTO: Agência Brasil |

A vacinação contra Varíola dos Macacos ainda não está está disponível no Brasil. Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não haverá imunização em massa, apenas a de bloqueio para aquelas pessoas que tiveram contato com alguém infectado.

Como resultado de muitas pesquisas, vacinas mais seguras e eficazes foram desenvolvidas para a varíola, chamadas de segunda e terceira geração, das quais algumas podem ser úteis para a varíola dos macacos. Porém, segundo a OMS, apenas a MVA-BN foi aprovada para a prevenção da varíola dos macacos até o momento.

A Dra. Ana Karolina Marinho, membro do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), conta que os sinais e sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

Ainda não há tratamento específico para a infecção. “A incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo chegar a 21 dias. O período de transmissão da doença termina quando as lesões na pele desaparecem”, explica a especialista da ASBAI.

A varíola dos macacos é uma doença viral e endêmica na África Central e Ocidental, mas que nos últimos meses registrou casos em diversos países, principalmente na Europa. Os casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram recentemente para países europeus. Com informações do A Tarde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas