Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Ministério da Saúde contabiliza 76 casos de varíola dos macacos; há registros em seis estados e no Distrito Federal

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas | FOTO: Reprodução/Olhar Digital |

O Ministério da Saúde confirmou, neste domingo (3), 76 casos de varíola dos macacos no Brasil. Há registros da doença em seis estados e no Distrito Federal.

O órgão afirmou ainda que está em articulação com as secretarias estaduais de Saúde para continuar monitorando o surgimento de novos casos e para rastrear as pessoas que tiveram contato próximo com os infectados.

Nos últimos meses, houve um surto da doença na Europa e nos Estados Unidos. O primeiro caso no Brasil foi registrado no dia 8 de junho.

Atualmente, o país já enfrenta transmissão comunitária, ou seja, o vírus já infectou pessoas que não viajaram nem tiveram contato com quem esteve em países onde há surto da doença, como Espanha e Portugal.

No fim de junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que, no momento, a situação não se configura como uma emergência de saúde de importância internacional. Isso significa que a OMS, apesar de admitir preocupação com a doença, entende que o surto não é tão grave, por exemplo, como a pandemia de Covid-19.

Autoridades sanitárias têm dito que o poder de contágio da varíola dos macacos é menor que o da Covid, assim como a ocorrência de casos graves da doença.

Confira a nota na íntegra:
“O Ministério da Saúde informa que, até o momento, 76 casos de monkeypox foram confirmados no Brasil, sendo um do Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

A Pasta, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”.

Casos confirmados por unidade da Federação
Distrito Federal 1
Rio Grande do Norte: 1
Minas Geraes: 2
Rio Grande do Sul: 2
Ceará: 2
Rio de Janeiro: 16
São Paulo: 52

Com informações do Portal g1

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas