Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Vereador de São Paulo entra com ação para cassar registro da candidatura de Lula, que ainda não foi registrada

O vereador Fernando Holiday e o ex-presidente Lula | FOTO: Câmara dos Vereadores de SP/Ricardo Stuckert |

O vereador Fernando Holiday (Novo-SP) quer cassar uma candidatura que, formalmente, sequer existe. Nesta segunda-feira (4), ele anunciou através das redes sociais que entrou com ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para cassar o registro de Lula (PT), pré-candidato à presidência, sob o argumento de que o petista divulgou fake news.

Acontece que ainda não há registro da candidatura de Lula e de nenhum outro pré-candidato. Pelo calendário das eleições deste ano estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os registros eleitorais deverão ser feitos após as convenções partidárias, que só podem acontecer a partir de 20 de julho. O prazo para a realização das convenções e registro das candidaturas se encerra em 5 de agosto.

Segundo Holiday, sua ação é motivada pelo fato de que Lula teria divulgado uma foto manipulada. O vereador se refere à imagem divulgada no sábado (2) do ato em alusão ao Dia da Independência da Bahia, do qual o ex-presidente participou e que continha uma multidão.

A foto mostrava pessoas “duplicadas”, o que na verdade é um efeito do recurso panorâmico de um drone, e não manipulação. Tanto é que a equipe do petista divulgou outra imagem, do mesmo ato, que comprova a grande quantidade de pessoas e derruba a tese de que a foto teria sido editada.

Entenda
A partir de uma postagem feita por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), as redes bolsonaristas entraram em polvorosa neste sábado (2) acusando a equipe do ex-presidente Lula (PT) de ter feito uma montagem em foto que mostra uma caminhada com o petista em Salvador (BA), em alusão ao dia da Independência da Bahia.

Isso porque a imagem, que mostra uma multidão, contém algumas pessoas “repetidas”. À Fórum, o fotógrafo de Lula, Ricardo Stuckert, explicou que isso se deve a um efeito do recurso panorâmico de um drone, que faz inúmeras imagens em sequência e as sobrepõem. Outra foto feita com o drone, sem ser panorâmica, no entanto, comprova que a multidão é real.

“A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do Ricardo Stuckert. Compartilhe a verdade”, escreveu a equipe de Lula nas redes sociais ao divulgar a nova imagem. As informações são da Revista Fórum.

Confira

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas