Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Governador de Roraima sanciona lei que proíbe destruição de equipamentos de garimpeiros

Denarium afirma ter feito papel de governador ao sancionar lei | FOTO: Reprodução/Rede Amazônica |

O governador de Roraima Antonio Denarium (Progressistas) sancionou na manhã desta terça-feira (5) a lei que proíbe a destruição de equipamentos de garimpeiros apreendidos durante operações e fiscalizações ambientais. Apoiadores do projeto e de garimpos comemoraram com churrasco o apoio do estado à nova regra que, segundo o Ministério Público Federal de Roraima, é inconstitucional.

Antes de anunciar que havia sancionado, o governador teve uma reunião à portas fechadas com o deputado George Melo (Podemos), autor do projeto. Ao sair do encontro, o parlamentar deu a notícia às dezenas de pessoas que estavam no Centro Cívico. O governo só confirmou que havia sancionado horas depois.

“Nós optamos pela sanção porque em Roraima tem mais de 50 mil famílias que dependem dessa atividade”, disse Denarium, ao chamar garimpeiros de “empreendedores da mineração”. A lei é a nº 1.701/2022.

Roraima não tem garimpos legalizados e os que existem operam ilegalmente, explorando regiões como a Terra Indígena Yanomami que, em 30 anos, enfrenta a pior devastação causada por garimpos clandestinos.

O texto do PL nº 233 foi sancionado na íntegra, sem vetos. Embora Denarium e o próprio autor do projeto afirmem que a lei exclui área indígenas, na prática, nenhum dos quatro parágrafos que regulamentam as regras cita isso.

Churrasco feito por apoiadores do projeto durante uma reunião na praça do Centro Cívico, em Boa Vista | FOTO: Yara Ramalho/g1 RR |

O PL foi aprovado no dia 27 de junho, durante sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR). O texto recebeu o aval de 14 dos 24 parlamentares da Casa.

O projeto de lei foi enviado ao governo na última quinta-feira (30). Neste dias, houve intensa movimentação nas redes sociais de apoiadores de garimpos pressionando o governo para que sancionasse o texto. Um deles, foi o empresário Rodrigo, Cataratas, investigado pela Polícia Federal por exploração na Terra Yanomami.

Normalmente, equipamentos de grande porte são destruídos em fiscalizações para evitar o uso indevido pelos infratores e em que o transporte ou carga para outro lugar são inviáveis.

Em entrevista ao g1, George Melo afirmou que o governador sempre se colocou a favor do projeto de lei.

Aeronaves apreendidas durante Operação na Terra Yanomami | FOTO: Divulgação/Ministério da Justiça/Arquivo |

“Está sancionada e a gente ver isso com extrema felicidade porque sabemos que ele nunca titubeou. O governador sempre se colocou do nosso lado, desde a primeira vez em que eu estive lá [no palácio] ele disse: ‘eu vou assinar o projeto, confia em mim’. Essa foi a posição dele”, disse George Melo.

Apoiadores da lei, entre eles garimpeiros, produtores rurais e madeireiros se concentraram na praça do Centro Cívico durante horas esperando a sanção por parte do governo. Enquanto esperavam, faziam churrasco debaixo de tendas.

“Inconstitucional”, diz MPF
No dia 29 de junho, o Ministério Público Federal considerou o PL inconstitucional e pontuou que “as ações de descaracterização, destruição ou inutilização de bens apreendidos são previstos na Lei 9.605/1998 e no Decreto 6.514/2008. Além disso, as normas já foram reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como “imprescindíveis para o enfrentamento do garimpo ilegal”.

Para o MPF, a norma aprovada pelos deputados de Roraima e agora sancionada pelo governador contraria a legislação federal e pode contribuir para o aumento da criminalidade ambiental. As apurações do órgão apontaram que, ao serem deixados no local da apreensão, os maquinários voltam a operar em garimpos ilegais.

O parlamentar autor do projeto está há quatro meses na função. Ele assumiu o cargo depois que o ex-deputado Jalser Renier foi cassado por quebra de decoro parlamentar.

Durante os poucos meses de mandato, Melo já se declarou a favor da legalização do garimpo e tem atuado em favor dos garimpeiros. Em Roraima não há garimpos legalizados e os que existem funcionam ilegalmente. Com informações do g1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas