Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: André Joazeiro é o novo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado | FOTO: Gabriel Pinheiro |

André Pinho Joazeiro é o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE). Ele substitui Mara Souza, que estava como secretária interina, acumulando a função de chefe de Gabinete, desde a saída de Adélia Pinheiro para a Secretaria da Saúde (Sesab).

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem caráter transversal às diversas secretarias, buscando trabalhar sempre em conjunto nos programas, projetos e ações de interesse da população. A Secti conta com o Parque Tecnológico, principal ambiente de inovação do estado, bem como a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que tem papel preponderante na implementação da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Atualmente, entre os principais programas da pasta estão o Conecta Bahia, que leva internet Wi-Fi grátis a praças públicas de cidades do interior, e o Bahia Competitiva, que conta com R$ 80 milhões de investimento em editais que vão beneficiar áreas como Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Econômico e Inovação. Outras ações importantes são o Inova Cidade, responsável por fomentar a inovação nos municípios, e o Programaê, que disponibiliza 30 mil vagas gratuitas em cursos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.

Perfil do secretário
Com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o secretário da Secti tem experiência na área acadêmica, tendo exercido a função de professor de Pós-graduação na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e de coordenador de planejamento do projeto do Parque Tecnológico da Bahia na Fundação CERTI.

No serviço público, tem passagem pela própria Secti, como pesquisador, e na antiga Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (atual SDE), onde exerceu as funções de Chefe de Gabinete, Superintendente e Assessor Especial. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile