Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Formação de parteira volta a ser realizada após três anos no município de Ibicoara

O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro | FOTO: Reprodução |

A quinta edição da vivência formativa ‘Na Luz do Partejar’, uma formação de parteira, volta a ser realizada no município chapadeiro de Ibicoara, após cerca de três anos sem acontecer. O evento será entre os dias 12 e 15 de outubro (clique aqui para se inscrever) próximo à Cachoeira do Buracão, um dos principais pontos turísticos da região.

A formação vem desde 2016 difundindo o conhecimento das mestras parteiras, curandeiras, benzadeiras tradicionais e suas histórias e levando diálogo entre a parteira tradicional e medicina baseada em evidência. ‘Na Luz do Partejar’ é uma formação idealizada por Sandra Maciel, parteira, psicopedagoga antroposófica, coordenadora nacional do Movimento Curador, e Lilian Galvão, ativista pelo direito de nascer em plenitude e pela causa das parteiras, psicóloga, mestra em Gestão de Organizações Aprendentes e doutoranda em Estudos Africanos.

Já estiveram no projeto parteiras tradicionais que carregam em seu legado grande respeito em seus territórios e notoriedade nacional, como Dona Maria dos Prazeres, parteira de Jaboatão (PE) com mais de 5 mil partos e Dona Flor da Comunidade Quilombola do Moinho na Chapada dos Veadeiros (GO). Assim como também médicos, como o Dr. Celerino Carricone, fundador do Centro Nordestino de Medicina popular e autor do livro Medicina Comunitária e a Dra. Eleanor Madruga Luzes fomentadora da Nova Medicina Germânica e criadora da Ciência do Início da Vida (C.I.V).

A expectativa é que a edição promova a autogestão no atendimento ao parto domiciliar com o tema: ‘Emergências no Parto, primeiros socorros, distócias e hemorragia’. O evento contará com a presença e guiança de Lua Ayr, parteira tradicional indígena, naturopata, erveira e benzedeira e Natália Andrade; parteira e enfermeira obstetra, com mais de 300 partos realizados na comunidade do Vale do Capão, em Palmeiras, também na Chapada Diamantina.

Dentro da programação também podem ser encontradas vivências com a Mestra Dona Elvira, erveira e curandeira ibicoarense conhecedora das plantas de uso medicinal, nativas da região, assim como com a bailarina Soraya Nunes que trará para a roda a Dança Ayurveda e vivências de HathaYoga.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile