Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Homem trans consegue autorização para que governo estadual pague retirada de mamas

O procedimento garantido na Justiça é coberto pelo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) | FOTO: Arquivo pessoal |

O homem trans Adriano Brasileiro, 52 anos, conseguiu a autorização na Justiça para que o Governo da Bahia autorize e pague a cirurgia de retirada das mamas. Ele iniciou o processo de transição quando tinha 47 anos. Desde 2018, Adriano faz acompanhamento endocrinológico e hormonioterapia. A mamoplastia masculinizadora é uma cirurgia para retirada da glândula mamária e o reposicionamento da aréola.

Como comemoração, ele pretende fazer uma caminhada de 14km em Salvador. “Depois de passar pelo processo todo, inclusive o pós-cirúrgico, vou cumprir a promessa de ir andando da minha residência aqui no Costa Azul até a Colina Sagrada do Senhor do Bonfim”, afirmou ao G1 Bahia.

“Eu tenho todas as características masculinas. Só as mamas que me incomodam, principalmente, quando tomo banho ou as vejo no espelho”, contou Adriano sobre esta conquista.

O procedimento garantido na Justiça é coberto pelo Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS). Após não ter tido sucesso em custear o procedimento com vaquinha virtual, ele procurou a Defensoria Pública do Estado (DPE) para ajuizar uma ação por causa do sofrimento psicológico e por temer um longo tempo de espera.

Em decisão liminar proferida no dia 12 de julho, o Judiciário determinou que o Estado autorize e custeie a realização do procedimento em hospital ou clínica do Sistema Único de Saúde. Caso não exista credenciamento, deverá ser feito na rede particular, nas vagas destinadas ao SUS.

“Realizar esse sonho [de fazer a mamoplastia] é a liberdade total. Essa causa ganha é uma vitória não só para mim, mas para todos os outros garotos trans que, muitas vezes, não tem nem condições de pagar os hormônios, que são caros”, comemorou Adriano. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas