Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Maior evento automobilístico da Bahia, Rally da Chapada terá 70 veículos no grid de largada

Veículo oficial do Rally da Chapada em frente à Prefeitura de Lençóis | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Rallyzeiros de diversas partes do país e dos quatro cantos da Bahia, já começaram a chegar em Lençóis, principal cidade turística da Chapada Diamantina, sede do primeiro rally de aventura realizado na região, com largada neste sábado (6) no centro da cidade, a partir das 9h. Para percorrer os 100 km de prova, os participantes passarão por estradas vicinais, com obstáculos de níveis modelado e off-road e pela BR-242 até chegar ao Morro do Pai Inácio (Palmeiras), destino final do evento.

Ao longo do trajeto, os rallyzeiros terão que cumprir tarefas que garantirão pontuação no final da prova, valendo um dos três primeiros lugares do pódio das três categorias do Rally da Chapada: Adventure 4×4, Turismo 4×2 e Frontier Family, exclusiva dos proprietários de Nissan Frontier, veículo oficial do evento.

Marcone Gonçalves chegou em Lençóis nesta quinta-feira. Ele está na cidade na companhia do filho de 21 anos e veio de longe. “Esta será a minha primeira vez num rally e estou ansioso para essa aventura. Peguei essa BR toda de Brasília até Lençóis” ressalta o piloto de primeira viagem.

A Cachoeira do Mosquito fica no município de Lençóis | FOTO: Jornal da Chapada |

Pontos turísticos
As cidades de Lençóis e Palmeiras foram, estrategicamente, escolhidas pelos organizadores, para sediar a primeira edição do Rally da Chapada. Lençóis é o berço cultural e turístico da Chapada Diamantina, com 4 mil leitos disponíveis entre os principais hotéis e pousadas da região e uma ampla rede gastronômica com bares e restaurantes de cozinha regional à internacional passando pela contemporânea e vegana.

É em Lençóis onde estão um dos pontos mais visitados da Chapada como as cachoeiras do Mosquito e Mucugezinho, ponto de passagem do Rally da Chapada. “Lençóis que vive e respira turismo e foi gravemente castigada nessa pandemia. Diversos emprendimentos por aqui fecharam. Dois anos depois pudemos respirar com o São João que foi belissimo e agora com o Rally da Chapada, primeiro evento pós festejos juninos que vai lotar nossa cidade”, declara confiante a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna (PSD).

Já na cidade de Palmeiras, administrada pelo prefeito Ricardo Guimarães (PSD), está o principal cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio, um dos mais altos do país e local de diversas gravações de grandes sucessos da tv, como as novelas Pedra Sobre Pedra (1992) e mais recentemente, Nos Tempos do Imperador (2021), ambas da Rede Globo. É também em Palmeiras onde está a Cachoeira da Fumaça, maior da Bahia e segunda maior do Brasil em altitude, o Vale do Capão e a charmosa Vila de Campos de São João, com diversos casarios em estilo colonial e cultura interiorana, entre eles, o Casarão do Doce Maria D’Afra, mais tradicional e famoso doce da Chapada Diamantina.

O esquema de segurança do Rally da Chapada já está todo montado | FOTO: Jornal da Chapada |

Segurança garantida
O esquema de segurança do Rally da Chapada já está todo montado. Os competidores terão o policiamento garantido durante a prova e no dia que antecede o evento por policiais da 42ª CIPM – Lençóis, sob o comando do cap. Estrela. No percurso de 100 km – policiais da CIPPA – Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental – ficarão responsáveis pela fiscalização e qualquer eventualidade ao Meio Ambiente, como ações de crime ambiental. Comandante da CIPPA em Lençóis e mais 25 outras cidades da região, major Sheila Dias salientou que a maior preocupação da unidade é com a preservação ecológica.

“Nossa missão é proporcionar proteção ao meio ambiente através de ações de fiscalização nas áreas de mineração, poluição, evitando as queimadas criminosas e a caça e pesca ilegais, além de rinhas de galo”. Na BR-242 por onde os rallyzeiros também passarão, há um grande fluxo de veículos, inclusive, caminhões e a fiscalização da prova terá o apoio da PRF, nesse trajeto, onde os veículos participantes (devidamente sinalizados e identificados) deverão seguir todas as regras de trânsito do CTB “Daremos todo apoio necessário ao evento durante a passagem dos rallyzeiros pela rodovia. Nossas equipes estarão atentas, oferecendo suporte necessário”, ressaltou o chefe da PRF em Seabra, o inspetor Enio Pedreira.

Premiação e ação social
Os nove ganhadores (três de cada categoria) serão conhecidos na festa de encerramento do evento, que será realizada no Mercado Cultural de Lençóis, a partir das 19h, com show de rock da Banda Rivotril e Outras Substâncias. Como uma das provas é a doação de no mínimo 10kg de alimentos não perecíveis por carro ( quesito desempate), todos os alimentos serão entregues à Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis.

Serviço
O quê: Rally de Chapada
Onde: Lençóis e Palmeiras – Chapada Diamantina
Quando: 5 e 6 de agosto de 2022

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas