Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Rio de Janeiro passa a ser primeira cidade do país a permitir animais domésticos em supermercados

Contudo, não será permitido oferecer água ou comida para os bichos dentro dos estabelecimentos | FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABR |

O Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do Brasil a permitir a entrada de animais domésticos em supermercados, segundo decreto municipal publicado na sexta-feira (5). De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais.

Os supermercados que desejarem receber os cães e gatos terão que seguir uma série de normas, como verificar se a vermifugação e as vacinas estão em dia, além de garantir que os animais estejam com coleira ou dentro da caixa de transporte.

Contudo, não será permitido oferecer água ou comida para os bichos dentro dos estabelecimentos. Os mercados poderão ainda instalar áreas de recreação para os animais, sob a supervisão de um colaborador, e disponibilizar carrinhos específicos para carregar as compras e os pets e oferecer água potável em ambiente específico.

Segundo Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), a iniciativa que adere a cultura pet friendly terá uma série de benefícios.

“Muitas pessoas deixam seus animais presos na entrada dos mercados enquanto fazem suas compras, correndo o risco de serem roubados ou sofrer um acidente. A iniciativa visa atender a esta grande parcela de consumidores”, explicou. Jornal da Chapada com informações de CNN Brasil.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas