Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Indústria baiana incentiva a substituição de descartáveis por Copos e Canecas Ecossustentáveis

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o Brasil é um dos maiores produtores de plástico do mundo | FOTO: Divulgação |

O Grupo BB, Indústria Nacional de Brindes, localizada em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador (RMS), incentiva a substituição de copos descartáveis por copos e canecas ecossustentáveis. Os produtos são feitos com 50% de fibra de coco ou madeira de reflorestamento e preservam a natureza.

Com intuito de frear o descarte de forma incorreta de plásticos e reduzir custos de copos descartáveis, a indústria pensou em produtos sustentáveis e permanentes que integram os três pilares da sustentabilidade: economia, ecologia e sociedade. A proposta busca o consumo consciente e a diminuição de impactos ambientais.

De acordo com o relatório divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), aproximadamente 104 milhões de toneladas de plástico irão poluir nossos ecossistemas até 2030 se nenhuma mudança acontecer na nossa relação com o material.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o Brasil é um dos maiores produtores de plástico do mundo e 98% de todo esse plástico não é reciclado, ou seja, após descartado, o copo descartável pode levar até 400 anos para se decompor na natureza.

Copos Ecossustentáveis
Durante o processo de fabricação, 50% do volume de plástico é substituído por fibra de coco ou madeira de reflorestamento. Essa fibra é feita a partir dos restos do coco ou madeira que são descartados no meio ambiente. Assim, além de reduzir em 50% a fabricação de plástico, que é um componente não renovável, esses produtos dão vida útil a um resíduo vindo da natureza e que viraria lixo.

O uso do coco ou madeira de reflorestamento como matéria-prima na produção dos copos e canecas estimula as cooperativas de catadores de coco do litoral brasileiro. O aumento da demanda por esses produtos gera emprego para famílias carentes que dependem dessa atividade como fonte de renda.

Dessa forma, além da fábrica produzir produtos ecossustentáveis, que incentivem o uso de menos descartáveis, promove também ações sociais por meio do projeto Liga da Esperança que já firmou diversas parcerias com ONGs e instituições de caridade com doação de brindes.

Prêmios internacionais
Os copos e canecas ecossustentáveis foram reconhecidos na International Home & Housewares Show, em Chicago (EUA). Os produtos foram os únicos representantes do Brasil a compor o Going Green Design Point, um espaço da feira dedicado a produtos verdadeiramente sustentáveis. Os produtos também tiveram notoriedade e ganharam o prêmio de competividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE) e o prêmio Idea, do Brazil Promotion, um dos principais eventos promocionais da América Latina. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile