Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Itaberaba desenvolve projeto de acompanhamento multidisciplinar com alunos e professores

Equipe de Assistência ao Educando com a Coordenação da Escola Nelson Guimarães | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Itaberaba, administrada pelo gestor Ricardo Mascarenhas (PP), está desenvolvendo o programa Assistência ao Educando que oferece acompanhamento multidisciplinar para alunos, professores e gestores das escolas municipais. O projeto conta com assistentes sociais e psicóloga. A expectativa é que o programa alcance as 53 escolas da cidade e da zona rural.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do programa é o de assegurar o direito de acesso e de permanência do aluno na escola, manter a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e garantir condições plenas para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes.

O projeto conta com uma equipe formada pelas assistentes sociais Irlis Teles, Carla Maria Costa e Normacy Mascarenhas, pela psicóloga Taís Dantas e pela gerente de assistência ao educando, Nailza Silva. Ainda faz parte do objetivo acompanhar estudantes em seus aspectos sociais e emocionais e orientá-los de acordo com as necessidades específicas verificadas pelos profissionais.

“Os casos de maior frequência identificados pelos profissionais são estresse, ansiedade, comportamento agressivo, conflitos familiares e até violência sexual e violência doméstica. O papel dos assistentes sociais e dos psicólogos é tentar, através da mediação entre a escola, os estudantes e as famílias, desenvolver ações que incluem, atendimento individual, escuta especializada, terapia de grupo, visita domiciliar e atividades terapêuticas”, conta a gestão.

Em Itaberaba as ações são realizadas pela equipe de assistência ao educando da Secretaria de Educação e os casos podem ser encaminhados para outros parceiros que fazem parte da Rede de Assistência Social: CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Caps, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidade e Reabilitação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e outros órgão de apoio e defesa dos direitos humanos.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas