Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: Com mais de 4 minutos, Neto tem maior tempo no horário eleitoral que começa dia 26; Jerônimo vem em segundo, com mais de 3

A divisão do tempo entre os candidatos é proporcional às bancadas dos partidos que apoiam as chapas majoritárias | FOTO: Montagem do JC |

A campanha eleitoral começou, de fato, na última terça-feira (16), mas é somente na sexta-feira (26) que os eleitores começarão a ver os candidatos em propagandas transmitidas em rádio e na televisão dentro da propaganda eleitoral gratuita.

O candidato ACM Neto (União Brasil), dentre os nomes que disputam o governo, é o que terá a maior parcela de tempo para apresentar propostas: 4 minutos e 39 segundos. Dentro do horário eleitoral que, no primeiro turno, segue até 29 de setembro, Jerônimo Rodrigues (PT) é o segundo com maior tempo: 3 minutos e 39 segundos.

Depois vem João Roma (PL), com 1 minuto e 14 segundos, e Kleber Rosa (PSOL), com 27 segundos. A divisão do tempo entre os candidatos, como explica o advogado Lucas Ribeiro, especialista em Direito Eleitoral, é proporcional às bancadas dos partidos que apoiam as chapas majoritárias (governo, Senado e presidência da República).

O tempo destinado aos candidatos que disputarão uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados segue, por outro lado, a proporcionalidade dos partidos ou federações, uma vez que não é permitida a coligação nas chapas proporcionais.

O tempo entre os candidatos, como explica o advogado Lucas Ribeiro, será, em linhas gerais, distribuído da seguinte forma: 90% proporcional à representatividade na Câmara dos Deputados, considerada na última eleição geral (2018), e 10% de forma igualitária entre todos os partidos. É preciso ainda respeitar a porcentagem de 30% para as candidaturas femininas também na propaganda eleitoral. Com informações do Política Livre.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas