Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2022: TSE determina remoção de fake news contra Lula sobre profissionais da enfermagem

O ex-presidente Lula | FOTO: Reprodução |

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, determinou no último domingo (25) a remoção de fake news contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva de dez perfis em redes sociais. Desta vez, os perfis disseminaram a mentira de que Lula teria dito que “profissionais da enfermagem só servem para servir sopa”.

Essa fake news foi divulgada no contexto do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal, do piso salarial da enfermagem – com o objetivo de difundir a ideia de que Lula seria contra esse piso. Na verdade, Lula e o PT são a favor do piso salarial para os profissionais da enfermagem, medida que defendem publicamente.

A fake news já foi desmentida por diversas agências especializadas, confirmando que Lula jamais afirmou que “enfermeiros só servem para servir sopa”.

A liminar foi concedida em representação movida pela Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula-Alckmin. Os advogados da coligação denunciam no documento a existência de “um braço de uma campanha de propagação de fake news com a finalidade de violar a lisura do processo eleitoral e prejudicar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva.”

A Coligação Brasil da Esperança é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas