Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Artigo debate resistências das comunidades quilombolas da região chapadeira

Os municípios chapadeiros com maior número de comunidades quilombolas são Bonito, com 15, Mulungu do Morro, com 12, e Cafarnaum, com 10 | FOTO: Reprodução/Aratu Online |

Um artigo da professora de língua portuguesa e literatura, Valéria Correia Lourenço, relata as resistências das comunidades quilombolas localizadas na região da Chapada Diamantina.

Em seu texto, ela menciona sobre as centenas torres de energia eólica que puderam ser encontradas na região. Conforme Valéria, “comunidades inteiras são deslocadas dos locais usados para as instalações desses parques eólicos”.

“Conheci diversos quilombos, histórias de luta, de resistência, de chacina, de destruição do meio ambiente e encontrei muitos mais monstros como aquela hélice branca”, pontuou.

Além da comunidade de Lúna, Valéria também ressaltou os impactos do avanço da mineradora ‘Brazil Iron’ nas comunidades quilombolas de Bocaina e Mocó. Confira o artigo: https://www.ecodebate.com.br/2022/10/14/luta-e-resistencia-das-comunidades-quilombolas-na-chapada-diamantina/. Jornal da Chapada com informações de EcoDebate.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas