Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Neta de Corisco e Dadá vive com costura de apetrechos do cangaço na capital baiana

Ela foi criada como filha pela avó e herdou os dotes de Dadá na costura | FOTO: Indaia - Paula Fróes |

Com 63 anos, Indaiá, neta dos cangaceiros Corisco e Dadá, vive em ‘Cosme de Farias’, em Salvador, e costura apetrechos do cangaço. Corisco era conhecido como o ‘Diabo Loiro do cangaço’, já Dadá, como a ‘mulher mais corajosa do Sertão’.

Ela foi criada como filha pela avó e herdou os dotes de Dadá na costura. Apesar de desconhecida por boa parte dos soteropolitanos, Indaiá é referência em estados como Pernambuco, Sergipe e Paraíba, locais onde é convidada frequentemente para palestras sobre a história dos avós, um dos casais mais famosos dos cangaceiros.

A vida de Dadá, nascida em Pernambuco, sempre foi discreta, mas com amizades ilustres, como a de Jorge Amado, Fidel Castro. Dadá criou os filhos e netos com a costura. Além disso, Sérgia Ribeiro da Silva Chagas chegou a ser sequestrada por Corisco e violentada.

Dadá chegou a ser presa em Salvador e após isso, se casou novamente com Bartolomeu Chagas. Ela morreu em 1994, em Salvador, vítima de um câncer. Jornal da Chapada com informações de texto base de Correio 24 horas.

Sair da versão mobile