Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Emaba discute desenvolvimento sustentável e descentralização da gestão ambiental no estado

Programação incluiu palestras técnicas e rodas de diálogo | FOTO: Divulgação |

“Não há desenvolvimento sustentável onde há fome e pobreza. Cuidar das questões sociais precisa ser prioridade para as pautas do meio ambiente em nosso Estado.”, afirmou André Ferraro, presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma) na Bahia e secretário de Meio Ambiente de Madre de Deus, durante fechamento do Encontro de Meio Ambiente da Bahia (Emaba). O evento acontece na cidade Santa Cruz Cabrália, desde a última terça-feira (16).

O encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), Anamma e Fórum Baiano de Comitês de Bacias (FBCBH), com patrocínio da Braskem, Veracel, Bamin e RWE, inaugura uma pauta conjunta e permanente dessas entidades para discussões ambientais. A programação, que incluiu palestras técnicas e rodas de diálogo, propôs a expansão do modelo de descentralização do sistema estadual de meio ambiente, permitindo protagonismo aos municípios na operação de licenciamento e fiscalização, deixando para o Estado a tarefa reguladora e de planejamento, e a elaboração de um novo plano estadual de meio ambiente.

De acordo com André Ferraro, o Emaba é um espaço importante em um momento fundamental, quando as emergências climáticas exigem celeridade e eficiência nas políticas públicas. “Precisamos promover a integração das diversas instâncias de poder público, levando a temática ambiental para a centralidade das decisões políticas, incluindo a governança e os aspectos sociais. Esse é nosso maior desafio”, destacou o presidente da Anamma na Bahia.

Dentro da programação, foram abordados os temas: Limpeza Urbana, Tratamento do Lixo e Destinação de Resíduos, Implantação da Coleta Seletiva, Fomento e Estruturação para Reciclagem, Perspectivas e Desafios para Transição Energética e Tecnologia Verde, Produção e Exploração de Metais para Baterias de Alta Performance, Governança para Gestão dos Recursos Hídricos, Arvores Plantadas para o Sequestro e Créditos de Carbono, Combate aos Incêndios Florestais, Urbanização Inteligente e Sustentável, Regularização Fundiária na Bahia, ESG e Sustentabilidade como Fator de Reputação, e Importância dos Consórcios Públicos Intermunicipais para a Gestão Ambiental na Bahia. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas