Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mineradora Brazil Iron anuncia suspensão de parte das operações em Piatã; prefeito lamenta demissão em massa

A mineradora inglesa ‘Brazil Iron’ | FOTO: Divulgação |

A mineradora ‘Brazil Iron’, localizada no município de Piatã, na Chapada Diamantina, anunciou nesta segunda-feira (21), a suspensão de grande parte das operações de extração, beneficiamento e comercialização de minério da ‘Mina Mocó’. De acordo com informações, a justificativa é o início do processo de transição da empresa.

Em publicação nas redes sociais, a mineradora afirma que será a primeira da Bahia a trabalhar com emissão zero de carbono e 100% alinhada com as metas do Plano Nacional de Mineração 2050. A Brazil Iron ainda informa que a interrupção das atividades ocorre “durante o processo de readequação da planta atual, cujo prazo ainda não é conhecido, pois depende da emissão das licenças ambientais necessárias”.

O prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PDT), se pronunciou sobre as decisões da mineradora nesta terça-feira (22), lamentando a demissão em massa que acompanha as mudanças. É a segunda vez só neste semestre que a empresa demite parte considerável do seu corpo de funcionários com a justificativa de problemas relacionados à renovação de licença ambiental (confira aqui).

Jornal da Chapada

Confira abaixo a nota completa do gestor do município:

“Com muita tristeza, fomos surpreendidos nesta segunda-feira (21), com a informação de mais uma etapa de demissão em massa pela Brazil Iron. A medida que, segundo a empresa, tem como objetivo a readequação na planta de operação, trará um forte impacto financeiro para os demitidos e para nosso município.

É importante salientar que, apesar de todos os esforços, a Brazil Iron, que está instalada em nosso município há 12 anos, nunca obteve as licenças definitivas para atuação, exceto para pesquisas. As licenças, obviamente, dependem da avaliação dos órgãos competentes na esfera estadual.

Como é sabido, as empresas privadas têm suas próprias políticas de planejamento e investimento, baseadas no seus interesses estratégicos, não tendo a administração pública municipal nenhuma ingerência, salvo as que digam respeito ao que nos confere a legislação.

Por fim, reafirmo minha solidariedade aos trabalhadores atingidos por essa mudança repentina. Seguimos confiantes e à disposição para contribuir para a retomada das atividades da mineradora, dentro dos nossos limites legais de atuação, e o breve retorno dos colaboradores.”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas