A prefeitura do município chapadeiro de Utinga deu início à vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade, que apresentam comorbidades contra o vírus da covid-19. Em nota publicada nas redes sociais, a gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB) detalhou os critérios para vacinar a criançada.
Segundo a publicação, a vacinação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e só será liberada mediante acompanhamento de pais ou responsáveis. É preciso apresentação de documento com foto e comprovante médico de comorbidade.
O comprovante deve estar de acordo com Plano Nacional de Operacionalização contra a covid-19 (PNO), podendo ser laudos, declarações, prescrições ou relatórios médicos com descritivo ou CID da comorbidade, além do CPF ou CNS do usuário. O documento deve estar assinado e carimbado e em sua versão original.
“Pais ou responsáveis podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde para garantir a proteção da criança, apresentando documento com foto e comprovante da comorbidade”, salienta nota da prefeitura.
Esta é a primeira remessa de vacinas da Bahia para crianças dessa faixa etária, e foi recebida no último dia 10. Até o momento, o Ministério da Saúde havia recomendado a vacinação apenas para crianças acima de três anos. O imunizante é da Pfizer BioNTech.
Jornal da Chapada