Ícone do site Jornal da Chapada

#Catar: Neymar não deve voltar na primeira fase da Copa do Mundo, de acordo com cálculo de ortopedista

A lesão no tornozelo sofrida por Neymar Jr. aos 22 minutos do segundo tempo da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Catar, nesta quinta-feira (24), contra a Sérvia é comum, não só no futebol como em vários esportes, e até mesmo com quem não é atleta. A torção ou entorse ocorre quando os ligamentos da região são alongados até se romperem, deixando o tornozelo dolorido e inchado.

O médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, disse que será necessário aguardar de 24 a 48 horas para avaliar a evolução do quadro de saúde de Neymar. O departamento médico ainda não marcou exames de imagens, mas deve acompanhar a condição do atacante nas próximas horas.

Tempo de recuperação
No entanto, o médico ortopedista Marcos Marczwski, do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS), afirmou:

“As entorses mais leves, que a gente considera um estiramento do ligamento sem lesão, o retorno pode ser de 7, 10 até 14 dias, depende muito de como ele evolui. Exatamente por isso que o Rodrigo Lasmar informou que ele precisa dessas 24 a 48 horas para fazer uma avaliação mais adequada. E é isso mesmo que a gente faz”, disse.

O próximo jogo da Seleção é no dia 28, portanto está fora de cogitação a volta de Neymar. O seguinte é no dia 02 de dezembro, ou seja, no limite de oito dias do prazo otimista dado pelo médico.

Os cálculos, de acordo com o médico, podem ser ainda piores: “As entorses de grau moderado o afastamento pode ser em média de 14 a 21 dias e as entorses mais graves pode levar até um mês ou mais para recuperar. Essa avaliação vai depender dos primeiros dias pós lesão para a gente poder quantificar como esse atleta reage ao processo inflamatório, reage à contusão, e nos dias que vem na sequência são muito importantes para definir um prognóstico”, avalia Marcos Marczwski. Redação da Revista fórum com informações do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas