Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: “Reserva ativa, forte do Brasil”; Pelotão de bolsonaristas marcha e se expõe ao ridículo em Minas Gerais

Marcha de bolsonaristas em Uberlândia (MG) vira motivo de chacota nas redes | FOTO: Divulgação |

O deputado federal Alexandre Frota (PROS-SP) divulgou, neste domingo (27), um vídeo em sua conta do Twitter em que um grupo de apoiadores do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) marcha e repete palavras de ordem.

Composto majoritariamente por homens idosos, o pelotão golpista repete palavras de ordem como “somos a reserva ativa, forte do Brasil, pronto para defender nossa nação” e uma adaptação do lema bolsonarista “Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”, utilizado pela campanha de extrema-direita do presidente. Adaptada, a frase entoada ficou assim: “Brasil acima de tudo, abaixo de nada, 1, 2,3, 4, 1, 2, 1, 2, Brasil, Brasil”.

Uberlândia
A constrangedora manifestação ocorreu em frente ao 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (IBMec), que fica no município de Uberlândia, no triângulo mineiro. O segundo turno das eleições foi disputado na cidade, mas Bolsonaro teve 53,12% dos votos, sendo maioria sobre os o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve 46,88% dos 190.299 votos locais.

No tuíte com o vídeo, Frota pergunta se é para rir agora ou depois e classifica o ato como “coisa ridícula”. Também coloca um ícone da bandeira do Brasil ao lado da frase.

“Agrupamento, firme!”
Ao fundo das imagens da tropa golpista, uma voz masculina orienta o pelotão: “Isso. Atenção, heim? Agora vamos reorganizar. Vamos sair com aquela cadência e o cargo do infante para mostrar que nós somos a reserva ativa, forte do Brasil, pronto para defender nossa nação. Agrupamento, firme! Agrupamento, ordeno: marche! Esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita. Agrupamento, vibração, levanta a perna! Brasil acima de tudo, abaixo de nada, 1, 2,3, 4, 1, 2, 1, 2, Brasil, Brasil”.

Com mais de 113 mil visualizações até o fechamento desta matéria, a postagem tem mais de 3 mil comentários, a maioria deles zombando dos “soldados da reserva”. Uma das internautas disse não se surpreender mais com manifestações inusitadas de bolsonaristas: “Depois do pedido de socorro pra alienígena vc ainda surpreende com mais alguma coisa?”, escreveu ao lado de uma sequência de emojis de gargalhada. Da Revista Fórum.

Sair da versão mobile