Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primeira edição da Feira Literária de Itaetê acontece entre os dias 8 e 11 de dezembro

A programação encontra-se disponível nas redes sociais da Flitê | FOTO: Divulgação |

Entre os dias 8 a 11 de dezembro, será realizada a primeira edição da Feira Literária de Itaetê (Flitê) no município de Itaetê, na Chapada Diamantina. A feira inaugura sua trajetória com o tema ‘Etnicidade e Diversidade’, homenageando a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico brasileiro ‘Quarto de Despejo’.

Com realização do Coletivo Tamanduá e curadoria de Alexandre de Jesus Santos e Ester Figueiredo, a Flitê tem como um de seus objetivos fomentar a literatura na região chapadeira e também promover encontros culturais, ampliando e democratizando o acesso à apreciação e ao debate em torno de obras e manifestações artísticas. Partindo da criação literária, a Flitê articula o diálogo entre múltiplas expressões criativas, justapondo e multiplicando as possibilidades de interpretação e reapropriação subjetiva da criação poética, ética e estética.

Em sua primeira edição, a Flitê se alicerça sobre o lastro da experiência que tem início com a Feira Literária de Mucugê (Fligê) e floresce em outras iniciativas pela Bahia, em especial na Chapada Diamantina. Assim, a Feira Literária de Itaetê chega para agregar mais força e diversidade à rede literária que se alastra pela Chapada Diamantina e toda Bahia. A programação encontra-se disponível nas redes sociais da Flitê (instagram.com/flite.itaete), com participação diversa de escritores e escritoras em mesas temáticas, lançamentos de livros, espetáculos, exposições, projetos pedagógicos e estandes com exposição de arte e cultura.

Na agenda artística e cultural da Feira, já foram confirmados os espetáculos das companhias teatrais Bando de Teatro Olodum, Cia de Teatro Griô e Cia de Teatro EnCompanhia, além de apresentações musicais dos artistas Mano Gavazza, Rebecca Tarique e Géssica Maria. A Flitê é uma correalização do Coletivo Tamanduá com o Governo do Estado da Bahia (Fundação Pedro Calmón), conta com o incentivo dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) e com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itaetê. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas