Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: 16h20? Por que o horário de posse de Lula e Alckmin viralizou entre consumidores de maconha

Alckmin e Lula | FOTO: Ricardo Stuckert |

Foi divulgado nesta quinta-feira (15) o roteiro da posse de Lula (PT) e de seu vice Geraldo Alckmin (PSB). Até aí tudo bem, mas um detalhe do cronograma viralizou nas redes.

Está marcada para as 16h20 a saída de Lula e Alckmin, após a cerimônia de honras militares, para o Palácio do Planalto. Acontece que 16h20 ou 4:20 PM é um código internacional utilizado pelos consumidores de maconha que está na hora de, digamos, apertar e fumar um.

A origem do 4:20
Existem várias teses sobre a origem do 4:20, mas há duas que são as mais recorrentes em site especializados na cannabis.

A primeira delas diz respeito à uma música “Rainy Day Women #12 & 35”, do Bob Dylan. A teoria diz o seguinte: o primeiro refrão da canção diz que “todo o mundo precisa ficar chapado” e que 12 x 35 dá 420.

Os Waldos
No entanto, a teoria que mais se repete é a seguinte: em 1971, na cidade de norte-americana de San Rafael, na Califórnia, um grupo de estudantes se encontrava sempre do lado de fora do muro para conversar e fumar maconha. Por causa disso, eles foram apelidados de “Waldos”, que vem de “wall”, que em português significa “muro”.

Em uma dessas tardes, o grupo de estudantes encontrou um mapa feito à mão que indicava o caminho para uma grande plantação de maconha em Point Reyes, que fica próximo de São Paulo.

Diariamente, eles se reuniam para sair em busca da plantação de maconha. “4h20 Louis” era o código para se encontrarem às 16h20 em frente à estátua do químico francês Louis Pasteur.

Infelizmente, os Waldos nunca encontraram a tal extraordinária plantação de maconha, mas o código “4:20” acabou por se espalhar e virou uma hora ritualística para se fumar um cigarro de maconha e foi adotado em vários lugares do mundo.

Na internet, os usuários aproveitaram a deixa para tirar uma onda, criar memes e sugerir modelos de meia para o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que é conhecido por usar meias descoladas. Da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas