Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Cometa poderá ser visto da Terra a olho nu após 50 mil anos

O cometa foi descoberto em março de 2022 pelo programa “Zwicky Transient Facility” (ou ZTF) | FOTO: NASA/MSFC/Aaron Kingery |

O cometa C/2022 E3 (ZTF) poderá ser visto a olho nu daqui da Terra. O corpo celeste passará pelos céus 50 mil anos após sua última visita, que ocorreu quando o planeta ainda era habitado pelos neandertais.

O melhor período para observar o corpo celeste começa no sábado, 21 de janeiro, e vai até a semana seguinte. Nesse intervalo, ele passará entre as constelações da Ursa Menor, Ursa Maior e segue rumo ao Hemisfério Sul. A partir daí, o cometa segue viagem rumo aos limites do Sistema Solar.

O astrônomo e fotógrafo John Chumack já registrou as primeiras imagens do C/2022 E3 (ZTF). Confira a foto do passeio do cometa de cauda verde por Ohio, nos EUA, abaixo:

O cometa foi descoberto em março de 2022 pelo programa “Zwicky Transient Facility” (ou ZTF), responsável por operar o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar. NASA fotografa dunas de areia cobertas de gelo em Marte. Com informações da Folha de S. Paulo e Space.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas