Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Nova Redenção começa festejos em homenagem ao padroeiro São Sebastião e reaquece turismo com programação cultural

O evento dura por toda a semana seguinte, até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião | FOTO: Montagem do JC |

Nova Redenção, na Chapada Diamantina, deu início à Festa de São Sebastião, padroeiro do município. A abertura do evento religioso ocorreu na noite de quarta-feira (11), a primeira do Novenário, na Paróquia de São Sebastião.

O evento dura por toda a semana seguinte, até 20 de janeiro, Dia de São Sebastião. Para a festa religiosa, a Paróquia convida os fiéis e cristãos para vivenciarem momentos de fé e gratidão, nas noites específicas de louvor, até o dia da procissão do Santo Padroeiro.

Já a parte profana do evento acontece na Praça de Eventos com shows gratuitos. Faz parte dos festejos muitas manifestações culturais e esportivas, como a Maratona Municipal de Nova Redenção. É uma corrida com percurso para todas as idades e que atrai corredores de todo o estado e da Chapada Diamantina. Neste ano, a festa volta a ter atrações musicais após dois anos de limitações devido à pandemia da covid-19.

No dia 20 de janeiro (sexta) se apresentam Vitor Fernandes – sensação do piseiro, Emely Rodrigues e Orlan Pietro. Já no sábado (21), se apresentam Seu Maxixe, Hiago Danadinho e Robson Martins.

Vitor Fernandes e Seu Maxixe estão entre as atrações da 66ª edição do evento | FOTO: Montagem do JC |

A festa atrai visitantes de toda a região chapadeira e da Bahia, que aproveitam para se deliciar nos pontos turísticos da cidade. O Poço Azul, que faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, é um dos locais mais cobiçados por turistas de todo o país, por suas majestosas águas azuis.

Formado por duas cavernas e por um lago de águas tão cristalinas que é possível ver as formações rochosas no fundo, o atrativo tem 16 metros de profundidade, 80 metros de extensão e águas azuis turquesas. O ponto conta com a possibilidade de entrada para flutuação com snorkel.

Poço Azul, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

O Poço Azul fica dentro de uma fazenda no município. Para quem está em Lençóis, basta pegar a BR-142, sentido Mucugê e depois uma saída em uma estrada menor.

A dica é sempre prestar atenção nas placas, pois apesar de precárias elas são certeiras na região. O local fica a 86 km de Lençóis, 64 km de Mucugê e 46 km de Andaraí. Por pertencer a uma propriedade particular, cobra-se R$ 50 a entrada. Não é preciso ir com guia, pois a própria fazenda possui funcionários que acompanham o visitante na gruta. Apesar do pouco tempo da visita, quem faz snorkel no local não se arrepende. Extraído do site de turismo Wanderluster.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas