Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Dia de Iemanjá é celebrado com filme sobre a festa para a orixá; são 100 anos de homenagens

Cena do documentário 'Festa de Iemanjá' | FOTO: Divulgação |

Dois de fevereiro é dia de festa no mar — e agora também na TV! O documentário ‘Festa de Iemanjá’, sobre os festejos em homenagem a Iemanjá em Salvador, chega ao ‘Curta!’ bem neste dia. Em 2023, o ritual de presentear a orixá completa 100 anos, desde que um grupo de pescadores resolveu enviar suas oferendas através das ondas do mar da praia do Rio Vermelho, na capital baiana. Em 2020, conquistou registro especial como Patrimônio Cultural de Salvador.

Dirigido por Fabíola Aquino, o filme retrata a história dessa festa popular — uma das maiores dedicadas a um orixá — repleta de simbolismos herdados da África, mas devidamente incorporados e adaptados pela cultura baiana. O documentário reúne depoimentos de devotos, frequentadores da festa, pescadores, líderes religiosos, além de pesquisadores e especialistas de diversas perspectivas. São pessoas de origens e idades diferentes. Algumas frequentam as festividades há décadas e outros chegaram recentemente —configurando uma nova geração de adeptos.

Festa de Iemanjá | FOTO: Divulgação |

“Festa de Iemanjá’ conta as histórias relacionadas aos festejos, das origens aos fatos curiosos. Trata-se de um filme sobre tradição versus transformação, pertencimento, cultura, ancestralidade e fé. O filme também estará disponível em streaming através do ‘Curta!On – Clube de Documentários’, que pode ser acessado pela ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. A exibição é na Quinta do Pensamento, 2 de fevereiro, às 19h.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 2/02
19h – “Festa de Iemanjá” (Documentário)
O documentário narra o surgimento, há quase um século, da manifestação religiosa e cultural dedicada a Iemanjá, em Salvador, capital da Bahia. A festa que celebra a divindade das águas é organizada e protagonizada por pescadores, pelo povo de santo do Candomblé, da Umbanda e outras religiões e, inclusive, ateus, no bairro do Rio Vermelho, no dia 2 de fevereiro.

O filme traz as transformações e as tradições da louvação à divindade de matriz africana. Em 2020, obteve registro especial como patrimônio imaterial de Salvador. Direção: Fabíola Aquino. Duração: 42 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de fevereiro, sexta-feira, às 5h e às 13h; 4 de fevereiro, sábado, às 7h15; 5 de fevereiro, domingo, 1h.

Festa de Iemanjá | FOTO: Divulgação |

Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet.

A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas