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#Bahia: Chinesa investirá R$ 3 bilhões para assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari

De acordo com o Uol, o anúncio oficial está previsto para o próximo mês | FOTO: Divulgação |

No início de fevereiro, foi divulgado que empresários chineses estavam em negociação para adquirir a antiga fábrica da Ford na Bahia. Agora, as negociações avançaram e a BYD, a maior fabricante de carros elétricos do mundo, chegou a um acordo com a marca norte-americana para assumir o Polo Automotivo em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com o Uol, o anúncio oficial está previsto para o próximo mês pela presidência da empresa. Na próxima semana, uma equipe chinesa visitará o estado para estudar o modelo de negócio, confirmar a variedade de produtos, avaliar a fábrica de automóveis, ônibus e caminhões, além de analisar o processo de beneficiamento de lítio e o início da produção previsto para 2024.

A BYD planeja investir cerca de R$ 3 bilhões para instalar três fábricas no estado da Bahia, gerando cerca de 1.200 empregos diretos (número a ser confirmado, segundo a mídia). O objetivo inicial será produzir 30 mil veículos, podendo chegar a uma capacidade produtiva de 150 mil unidades por ano, com foco em carros híbridos e elétricos, começando com o modelo Song 1.5 de dois motores (elétrico 179 cv e a combustão 110 cv), que pode percorrer em média 38,4 Km/l na cidade e 28,1 Km/l na estrada.

As três unidades serão implantadas no próximo semestre, com duas delas concluídas em setembro de 2024 e a terceira em dezembro do mesmo ano, sujeita à validação do time chinês. Para atrair investidores, o estado da Bahia ofereceu incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, com a condição de que a BYD apresente um plano de negócios detalhado a ser aprovado pelo estado nordestino.

Como parte do acordo, a BYD se comprometeu a treinar e capacitar a mão de obra especializada local, bem como elaborar um relatório a cada seis meses sobre o andamento do empreendimento. A primeira fase do projeto envolverá a instalação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato, com produção destinada à exportação para a China.

Em seguida, será implantada a fábrica de chassis para produção de ônibus e caminhões elétricos, para atender ao mercado das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Por último, na terceira fase, serão produzidos veículos de passeio elétricos e híbridos, com a BYD também avaliando a viabilidade da importação de veículos pelo porto de Salvador. Redação do site Engenharia e.

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