Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mineradora do município de Jacobina recebe a primeira Certificação ESG da ABNT

Mineradora Jacobina faz parte do Grupo Yamana Gold | FOTO: Reprodução |

A Jacobina Mineração, empresa com sede em Jacobina, na Chapada Norte, recebeu na quinta-feira (23), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), certificado inédito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O certificado atesta a conformidade em relação aos requisitos propostos na Prática Recomendada 2030 ‘Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações’.

A norma inédita, fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização (ISO), alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para ‘environmental, social and governance’ e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização. O anúncio ocorreu durante a cerimônia solene de assinatura do Termo de Parceria entre ABNT e Fieb, para certificação ESG e Agenda ESG da indústria baiana.

O acordo prevê a criação do programa de avaliação na metodologia ESG, de acordo com a Prática Recomendada 2030. A ideia é que outras empresas associadas a Fieb, assim como a Jacobina Mineração, possam participar de processos de avaliação da conformidade, certificação e programas de capacitação, visando o entendimento aos padrões normativos aplicáveis às necessidades de mercado.

De acordo a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Fieb, Arlinda Negreiros, a parceria com a ABNT é uma estratégia contemplada na Agenda ESG da indústria baiana, que visa apoiar as empresas a adotarem, independentemente do porte ou setor, os critérios ESG como estratégia de melhoria de desempenho social, ambiental e econômico, aumento de competitividade e da imagem positiva diante dos seus stakeholders.

Para Sandro da Silva Magalhães, vice-presidente de Operações Brasil-Argentina da Yamana Gold/Jacobina Mineração, esse pioneirismo é motivo de orgulho. “Desde a sua criação, a JMC sempre cumpriu o compromisso de buscar o sucesso do negócio sem negligenciar o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, para promover o desenvolvimento pleno do território onde estamos. Não podemos esperar até as vésperas de 2030 para assumir a nossa parcela de responsabilidade como agentes de transformação. Por isso, fazer parte dessa iniciativa representa um grande passo”, afirma.

Da esquerda para direita: Mario William Esper (ABNT), Sandro da Silva Magalhães (JMC) e Antonio Ricardo Alvarez Alban (FIEB) | FOTO: Ascom/Jacobina Mineração |

Certificação ABNT PR 2030
A Jacobina Mineração recebeu a Certificação ABNT após processo de avaliação que tem como base os critérios propostos na Prática Recomendada 2030, segmentados pelos eixos ambiental, social e de governança, apoiando a organização na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG.

Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, a associação é protagonista na criação de uma normalização global sobre ESG que define parâmetros, diretrizes e critérios com indicadores de qualidade – alinhando-se ao padrão ISO já reconhecido mundialmente. “A Prática Recomendada é um Guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa, em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são considerados na tomada de decisões e geração de valor”, explica.

Para o diretor de Certificação, Antônio Carlos Barros de Oliveira, o resultado obtido pela JMC demonstrou que a organização está comprometida com os princípios de ESG. “O certificado evidencia os diversos programas implementados que visam à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, prestadores de serviço e comunidades vizinhas, bem como ações concretas voltadas para a redução dos impactos ambientais eventualmente causados por suas atividades. Estes programas foram consolidados pela alta administração da organização, por meio de uma gestão participativa, visando sempre a melhoria contínua”,

No Eixo Ambiental são avaliados critérios relacionados aos impactos ambientais de bens, produtos e serviços que a organização entrega à sociedade, como as medidas preventivas ou de mitigação e remediação em relação ao clima, uso de recursos naturais, emissões e geração de resíduos.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas