Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Multiartista Artur Soar lança obra musical no dia 10 de abril no município de Lençóis

Artur Soar lança música com diferentes artistas | FOTO: Divulgação |

O artista visual, poeta, músico e compositor Artur Soar lança no dia 10 de abril, sua segunda obra musical nas principais plataformas digitais de música (Spotify, Deezer, YouTube, Amazon, e Apple Music). O lançamento será realizado na Galeria Soar, em Lençóis, na Chapada Diamantina.’Caboclo Real’ é o título da composição que reúne elementos da cultura popular como samba de roda, capoeira, coco e reisado.

Artur retornou a Lençóis na pandemia, e lá reuniu o seu acervo em uma galeria de arte que também é um núcleo de produção artística e cultural. “A arte visual dialoga com as demais linguagens artísticas, e todas se alimentam da cultura. Em Lençóis há um movimento cultural pulsante e inspirador”, destaca o artista.

Em ‘Caboclo Real’, Artur toca viola e é acompanhado pelo músico Léo Lima que, juntamente com Zé Livera, levaram o samba coco e o bumba meu boi para a cena cultural lençoense. Também participa da obra, o músico feirense e designer Bruno Bezerra, radicado em Lençóis.

A primeira música do artista ‘Rio Correr’ já está nas plataformas digitais desde janeiro e assim como ‘Caboclo Real’ foram gravadas no estúdio Alegro Andante, do músico gaúcho Toko Ciocca, que reside em Lençóis. ‘Rio Correr’ é uma composição que fala dos efeitos da chuva na paisagem e nos sentimentos do artista, e que teve registro áudio visual feito pela produtora Zabelê Filmes, dos diretores Daniel Dourado e Rodrigo Rodowicz, também moradores do município.

Participam da obra, os músicos locais Zé Livera (cavaquinho), Téssia Maciel e Anália Xavier (vocais), Toko Ciocca (baixo) e Kim Vallar, instrumentista da Philarmônica Lyra Popular de Lençóis (clarineta).

Artur Soar ressalta a riqueza cultural local presente tanto nas manifestações tradicionais como nos ternos de reis, a marujada e o samba de quilombo com influência do Jarê – candomblé de caboclo da região das Lavras Diamantinas (Lençóis, Andaraí e Mucugê), bem como na troca de influências com músicos e artistas que passaram a viver na cidade chapadeira.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas