Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Pesquisa Quaest mostra novidades no ranking das maiores torcidas de futebol pelo país; veja aqui a lista

Estudo sobre o futebol brasileiro foi feito pela Quaest, encomendado pela CNN e Rádio Itatiaia | FOTO: Divulgação |

A Pesquisa ‘O Maior Raio-x do Torcedor’, sobre as maiores torcidas de futebol do Brasil, confirmou o que outros levantamentos indicavam e apontou uma novidade entre os primeiros colocados. O estudo foi feito pela Quaest, encomendado pela CNN e Rádio Itatiaia.

De acordo com o trabalho, um em cada quatro brasileiros torce para o Flamengo. O clube do Rio apareceu em primeiro no ranking, com 24% dos votos. Em segundo, o Corinthians, com 18%. A novidade apareceu no terceiro lugar. A torcida do São Paulo, que tradicionalmente ocupava a colocação, foi superada pela do Palmeiras, que recebeu 9% dos votos, contra 8% dos tricolores.

Os rivais de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, apareceram empatados atrás do São Paulo, com 5%. A dobradinha mineira também surpreendeu, pois Atlético e Cruzeiro tiraram do grupo dos cinco primeiros colocados o Vasco, que sempre aparecia no top 5.

A pesquisa ouviu 6.507 entrevistados, no formato presencial, com pessoas com 16 anos ou mais e que se declararam amantes do futebol, em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

“Esta é a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Sem dúvida, um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida, mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, destacou Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa.

Ele revelou, ainda, que outros dados serão divulgados durante a semana, antes do início dos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B.

Veja a lista das oito primeiras torcidas:
1-Flamengo – 24%;

2-Corinthians – 18%;

3-Palmeiras – 9%;

4-São Paulo – 8%;

5-Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%;

6-Vasco – 4%;

7-Grêmio e Santos – 3%;

8-Bahia, Internacional e Sport – 2%.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas