Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: História da Vila de Igatu e suas belezas turísticas incrustadas no coração da Chapada Diamantina

Igreja de Igatu, município de Andaraí | FOTO: Jornal da Chapada |

A Vila de Igatu é um pequeno e charmoso distrito do município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Com uma população de aproximadamente 500 habitantes, a localidade é conhecida por suas ruínas de pedra, que remontam a época em que a região era um importante centro de mineração de diamantes. É considerada a ‘Machu Picchu brasileira’ e também uma das ‘cidades fantasmas’ do país (leia mais).

A ‘cidade de pedra’ mais conhecida como Igatu, tem esse nome porque no século XIX ocorreu o auge da exploração do garimpo. Essa região guarda resquícios das casas de pedra dos garimpeiros e muito mais. Além das ruínas históricas, Igatu é também um destino popular para turistas que procuram aventura e natureza, já que a região oferece diversas trilhas e cachoeiras para os visitantes explorarem.

Praça na Vila de Igatu | FOTO: Silnei L Andrade/Mochila Brasil |

Uma das trilhas mais famosas é a trilha do garimpo, que leva os caminhantes por uma paisagem espetacular de montanhas, cânions e vales. Mas tem também a Cachoeira da Califórnia, tem a rampa do Caim, e tem acesso para o Vale do Pati.

Igatu é um lugar rico em cultura, com opções de acomodações, destino imperdível para quem visita a Chapada Diamantina. Oferece uma combinação única de história, aventura e beleza natural. Os visitantes podem explorar as ruínas históricas, fazer trilhas, nadar em cachoeiras cristalinas e desfrutar da cultura local em um ambiente tranquilo e acolhedor.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas