Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Galeria do Solar Ferrão celebra 110 anos de Walter Smetak com a exposição ‘Sons Acirapati’

O público também poderá apreciar instrumentos musicais que fazem parte do acervo da coleção de Walter Smetak | FOTO: Divulgação/Ascom |

Em celebração aos 110 anos de nascimento do músico Walter Smetak, a Galeria do Centro Cultural Solar Ferrão abrirá a exposição ‘Sons Acirapati’ do artista, saxofonista e compositor americano, Neil Leonard, na próxima quarta (19 de abril), às 18h, a entrada é gratuita.

Leonard foi instigado a conhecer melhor a Ilha de Itaparica após ter lido a seguinte frase de Smetak: “É algo que vibra na Bahia vindo da Ilha de Itaparica, numa inspiração sublime oriunda de uma revelação que deve ainda ficar no anonimato”. A partir desta fala de seu ídolo, Leonard vem à Itaparica para descobrir qual a vibração da Ilha para ele.

Como o artista deixa claro, ele é guiado pela intuição, ela o direciona para lugares nos quais poderá responder a questões relacionadas à existência humana. Essa intuição o levou para Itaparica e o tempo passado na Ilha, lugar tão querido para Smetak, foi um período de produção que culminaram na exposição.

Na galeria, serão expostos vídeos com fotografias do álbum particular da família Smetak, que revelam sua ligação com a Ilha, feitos por Leonard em Itaparica com som de seu saxofone ao fundo. O público também poderá apreciar instrumentos musicais que fazem parte do acervo da coleção de Walter Smetak, além de obras produzidas por Leonard a partir das pesquisas sobre Smetak e da sua vivência na Ilha com os moradores e mesmo sozinho.

A exposição é bastante subjetiva, Leonard fala muito a partir de sua intuição e de seu olhar sobre a Ilha. Como ele relata, sua intensão é “saber um pouco mais sobre esse lugar [a Ilha] a partir do que vibra e não está escrito, nem no discurso”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas