Diante da crescente onda de ataques às escolas, que tem ocorrido também na Bahia, o deputado estadual Hassan (PP) afirma que “estamos diante de uma questão gravíssima, que precisa ser debatida com urgência e muita responsabilidade visando encontrar soluções que protejam a vida e levem paz ao ambiente escolar”.
Ele cita exemplos como o acontecido em Barreiras, no oeste baiano, onde um aluno de 15 anos invadiu a escola cívico-militar e matou a tiros uma aluna cadeirante, em setembro do ano passado, e das recentes cenas de pavor numa escola no subúrbio de Salvador, onde adolescentes armados foram apreendidos, além das mensagens fake news ameaçando atentados e causando terror aos pais e a toda comunidade escolar.
Por isso Hassan protocolou oficio à presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Olivia Santana (PCdoB), sugerindo a realização de audiência pública, e vai solicitar ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública, deputado Pablo Roberto, que essa audiência seja conjunta, devido à gravidade do problema.
“Acredito que seja de suma importância a realização da audiência pública conjunta dessas comissões para debater as medidas a serem tomadas para garantir um ambiente escolar mais seguro”, explicou Hassan, que essa semana protocolou projeto autorizando a inclusão do reconhecimento fácil nas escolas como mais uma ferramenta de segurança e controle de acesso e presença dos alunos.
“Hoje, o papel das escolas ultrapassa a questão do ensino-aprendizagem, pois é lá que os jovens também aprendem sua função na sociedade”, disse Hassan, concluindo que todas as medidas que envolvam a educação e segurança pública precisam ser adotadas para auxiliar essas instituições. As informações são de assessoria.