O deputado federal Mário Negromonte Júnior deve suceder o deputado federal João Leão no comando do PP baiano. A informação foi apurada pelo site e confirmada por duas fontes pepistas. O martelo foi batido na reunião que ocorreu entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira (17) com deputados estaduais, federais e a Executiva baiana da sigla, na sede do partido, em Salvador. Desde dezembro do ano passado que eo site Política Livre tem informado ao leitor que Mário Negromonte Júnior era o favorito ao posto.
Só não ficou definido ainda por quanto tempo o parlamentar deve ficar à frente do PP da Bahia. Isso porque o entendimento é de que o sucessor de Mário Negromonte Júnior no cargo será o ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que pediu, na reunião, que o mandato do presidente seja reduzido de dois para um ano. A questão será debatida nesta terça-feira (18) pelos deputados federais junto à Executiva nacional do PP, cujo presidente é o senador Ciro Nogueira (PI).
Pelo acordo, e mantendo-se o mandato de dois anos, o qual é a tendência, Mário Negromonte Júnior deve comandar o partido durante as eleições municipais. Em Salvador, o PP deve apoiar a reeleição do prefeito Bruno Reis (União), mesmo negociando a retomada, em bloco, da aliança com o PT, tarefa que também será executada pelo novo presidente, que dialoga bem tanto com o governador Jerônimo Rodrigues quanto com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Vale lembrar que os seis deputados estaduais pepistas já estão na base do Executivo estadual, bem como a maioria dos prefeitos da sigla.
Já Ronaldo Carletto, amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Jaques Wagner (PT), terá a missão de preparar o partido para as eleições estaduais e nacionais de 2026. O plano inicial é apoiar a reeleição de Jerônimo. A convenção para homologar o novo comando estadual pepista deve ocorrer até o início de maio. As informações são do Política Livre.