Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Encantada são destaques em reportagem da Folha sobre ‘Lugares Imperdíveis no Brasil’

As cachoeiras da Fumaça e Encantada estão entre os lugares mais incríveis do país | FOTO: Montagem do JC/Dmitri de Igatu/Chapada-Adventure/Alex-Uchoa/João Guia |

Eleitas entre os dez lugares que você não pode deixar de visitar no Brasil, as cachoeiras da Fumaça e Encantada, na Chapada Diamantina, foram uns dos destaques na inauguração da série de reportagens de ‘Lugares Imperdíveis no Brasil’ do jornal Folha de São Paulo.

A lista que foi publicada nesta quinta-feira (20), pelo repórter Gabriel Justo, conta detalhes da riqueza natural oferecida pela região e como uma bela oportunidade, servindo de dica para os turistas visitarem e desfrutarem de toda a sua beleza.

A Cachoeira da Fumaça, com sua queda de 340m de altura, é uma das mais famosas do país. O espetáculo é incrível, já que a água se dissipa no ar antes mesmo de chegar ao chão. O melhor ângulo para apreciar a cachoeira é de cima, a 1.350m de altitude. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha leve de cerca de 6km, que começa no Vale do Capão, a 20km do centro do município de Palmeiras, cidade dentro Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Nos arredores do vale, há piscinas naturais que permitem um mergulho, mas na Cachoeira da Fumaça em si não é possível nadar. O acesso à trilha é pela rua Cachoeira da Fumaça, Caeté-Açu e Palmeiras na Bahia (veja aqui).

Já a Cachoeira Encantada chama a atenção pela trilha que leva até ela. Localizada no fundo do cânion do Grotão, ao sul da Chapada Diamantina, a cachoeira ainda é pouco visitada pelos turistas. Ao longo da trilha, é possível observar grandes paredões de até 300m de altura, macacos pregos pulando entre buritis e piscinas naturais para se refrescar.

Para chegar até lá, é preciso percorrer 35km de estrada até o assentamento do Baixão, próximo ao município de Itaetê. De lá, parte uma trilha de 6km até a cachoeira. É recomendada a contratação de guia, e o acesso ao assentamento do Baixão é feito pela rodovia BA-559, sentido sul, cerca de 20 minutos.

Cachoeira Encantada fica na região de Itaetê dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Alex Uchoa |

Além disso, as Cataratas do Iguaçu e outras sete cachoeiras também foram citadas:
Cachoeira Acaba Vida – Barreiras
Cachoeira Santa Bárbara – Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
Cachoeira dos Dragões – Goiás
Cachoeira do Tabuleiro – Mina Gerais
Cachoeira Nascente das Gerais – Minas Gerais
Cachoeira Janela do Céu – Parque Estadual de Ibitipoca
Cachoeira Santo Invidro – Parque Nacional da Serra do Bocaina

1 / 24

A chapada Diamantina também oferece maravilhas como:
Gruta da Lapa Doce: Uma das maiores cavernas do país, com cerca de 850 metros de extensão. A visita guiada é bastante interessante e permite conhecer as formações rochosas impressionantes que se encontram no interior da gruta.

Poço Azul: É uma piscina natural de água cristalina e tons de azul intensos. O local é excelente para praticar mergulho e apreciar a beleza da natureza.

Poço Encantado: Outra piscina natural com águas cristalinas, mas que se destaca pela iluminação que ocorre durante algumas horas do dia, quando a luz do sol entra pela fenda da rocha e ilumina a caverna com uma luz azul intensa.

Morro do Pai Inácio: Uma das trilhas mais famosas da Chapada Diamantina, que leva até o topo de uma montanha com uma vista espetacular da região. É um passeio que não pode faltar no roteiro.

Cachoeira do Mosquito: Uma cachoeira com águas refrescantes e uma queda d’água impressionante, rodeada por um cenário incrível de montanhas e vegetação.

Vale do Capão: É uma região charmosa e tranquila, com uma vibe alternativa e muitas opções de hospedagem e alimentação vegetariana. É um ótimo lugar para descansar e curtir a natureza.

Vila de Igatu: Uma vilazinha histórica com construções em pedra e ruas estreitas, que preserva a cultura e a tradição dos garimpeiros que habitavam a região durante a época da extração de diamantes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas