Ícone do site Jornal da Chapada

#Francamente: Pré-candidato de si mesmo e curtas para movimentar Itaberaba e região da Chapada Diamantina

Editora-chefe do Jornal da Chapada Deninha Fernandes | FOTO: Divulgação |

Por Deninha Fernandes*

Nadson Pedreira (Hospital da Chapada) está mesmo decidido a ser pré-candidato a prefeito de Itaberaba. Um passarinho contou que ele já se filou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Continuo fazendo a pergunta: “Com quem macha o PT raiz de Itaberaba? Com Nadson, com o prefeito do Fantástico, ou com David dos Anjos?

Falando no prefeito do Fantástico…
Não acredito que suas intenções de ser pré-candidato vá muito longe. Primeiro, não está inelegível porque o TRF1 ainda não publicou a sentença para o transitado em julgado. Segundo, que não tem grupo, até o Jó já elogia David dos Anjos. Até tu Brutus?

Falando em sentença…
O que está pegando? Porque um processo sentenciado em março de 2018 ainda não teve sua sentença publicada? O que está faltando para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Feira de Santana, se pronunciar? Não acredita na sentença? Veja aqui com seus próprios olhos e forme sua opinião. Não é fake news não, Jão!

Lula
O presidente Lula tem que medir suas palavras, o mandatário brasileiro tem se enrolado com a própria fala. Primeiro se indispôs com a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos, ao comentar a guerra. E, agora, foi dizer que as pessoas com transtornos “têm um parafuso a menos”. Cuidado Lula, a mídia está sensível depois de quatro anos com Jair Bolsonaro.

Falando em mídia sensível e impaciente…
A Globo já está sem jeito para defender ‘os moles’ que tem dado o presidente Lula. A entrevista do general e ministro Goncalves Dias foi criticada por todos os sites e mídias alternativos. “Entrevista não, pois nunca vi entrevista sem perguntas”, disse uma famosa comentarista política e que é Lula de carteirinha. O cerco está se fechando!

Eleições municipais
Em vários municípios da região da Chapada Diamantina, neste ano pré-eleitoral, já sabemos quem são os prováveis pré-candidatos a prefeitos. Alguns, onde o prefeito não queimou a reeleição, o quadro é claro. Muitos deles se reelegem facilmente. Em outros, o candidato do prefeito é o favorito por contar com a máquina administrativa e com pouco desgaste do atual gestor.

O prefeito de Marcionílio Souza, Hermínio José Mercês, conhecido como ‘Corró’ (PP) | FOTO: Arquivo |

Falando em reeleição de prefeito…
O prefeito de Marcionílio Souza, Corró Mercês, é um dos gestores que vai para reeleição no próximo ano. Está com a ‘bola cheia’, além de investir pesado em todos os setores da prefeitura, principalmente no esporte. Tem recebido apoio até da oposição. Calma Corró!

Novela do HRI
E a novela do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) continua. Antes, comentava-se que o HRI não abria por culpa do prefeito Ricardo Mascarenhas (diga-se de passagem, pai da obra). Agora, que oficialmente o HRI já é do Governo do Estado o que falta para inaugurar a unidade?

Falando no Hospital Regional de Itaberaba…
Todo mundo viu que a unidade de saúde, tão importante para Itaberaba e região, foi usada politicamente pelo senador Otto Alencar (PSD), pelo deputado federal Otto Filho (PSD), e pelo então governador Rui Costa (PT) e sua Secretaria de Saúde para bater no prefeito Ricardo Mascarenhas. Na época, dizia que bastava o município ceder a unidade ao Estado da Bahia para ela ser inaugurada. E, agora? O que tá pegando? Ninguém fala mais nada e o povo continua morrendo nas filas de regulação.

HRI…
Não sou vidente, porém estava correta quando disse que a política de perseguição à população de Itaberaba estava de volta. O exemplo é o HRI.

Insistindo na sucessão municipal…
Tem candidato que pensa que se elege com promessas de Obra. João Durval Passos Trabuco, o popular ‘Gidu’ de Boa Vista do Tupim é um deles. Quem não se lembra da promessa da passarela para pedestre do Zuca? Já foi feita? Gidu, meu amigo, se obra desse voto a prefeito ruim para o povo você teria sido reeleito, afinal, além de muito dinheiro em caixa (que você diz que deixou), deixou também 12 colégios em construção e outras cozitas mais, no entanto, o povo disse não a sua vaidade e falta de gratidão.

Festas na região
Muito feliz com a realização das festas em nossa região. Além dos tradicionais festejos depois da pandemia, os municípios estão mais preocupados em fazer festas que unam o útil ao agradável com diversão e geração de empregos e rendas temporárias para a população. Primeiro foi o aniversário de Itaberaba, segundo a Semana de Arte e Cultura com o Festival Regional de Música em Nova Redenção. No próximo final de semana, mais dois grandes eventos agitam a região: A Festa de Vaqueiros de Milagres e o aniversário de emancipação política de Utinga. Que venham mais festas!

*Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada

Sair da versão mobile