Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Juventudes da Caatinga se preocupam com o meio ambiente e as mudanças climáticas, aponta pesquisa

28 de abril é o dia da Caatinga | FOTO: Reprodução/Instituto Minas Gerais |

No dia 28 de abril é comemorado o Dia da Caatinga, um dos biomas mais importantes do Brasil e que abrange cerca de 11% do território nacional. Para marcar a data, as organizações Em Movimento, Rede Conhecimento Social, Engajamundo, Instituto Ayíka e GT de Juventudes de Uma Concertação pela Amazônia divulgaram os resultados da pesquisa “Juventudes, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”, com o recorte “Juventudes da Caatinga”.

De acordo com os dados levantados, 88% dos jovens da Caatinga falam sobre meio ambiente com amigos e 51% costumam debater sobre o assunto em coletivos políticos, sociais, culturais, entre outros. Além disso, 69% das juventudes da Caatinga participam de discussões sobre Meio Ambiente em seu dia a dia.

Outro dado interessante é que 66% das juventudes da Caatinga afirmam que o meio ambiente tem relação com sua religião ou filosofia de vida. Quando questionados sobre as mudanças climáticas, 24% dos jovens pensam em seca prolongada e 16% em extinção de animais e plantas.

Entre as prioridades para o futuro, 14% dos jovens da Caatinga apontam a promoção de intercâmbio entre grupos de diferentes regiões. Essa pesquisa foi realizada com 5.150 jovens de todos os biomas do Brasil, incluindo a Caatinga.

Acesse a pesquisa completa para conhecer mais sobre as percepções e demandas das juventudes da Caatinga em relação ao meio ambiente e às mudanças climáticas. Confira também a história de Maria Borges, uma das jovens que aplicou o questionário em regiões da Caatinga. O objetivo é chamar a atenção para a importância da preservação desse bioma e da participação ativa das juventudes na construção de um futuro sustentável (veja aqui). Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas