O ciclista baiano do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Ulan Galinski, da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing, teve um excelente desempenho no Campeonato Pan-Americano de MTB, disputado em Congonhas, em Minas Gerais, no último domingo (30). Galinski conquistou a quarta colocação no XCO (cross country olímpico), uma das principais modalidades da competição.
Apesar do circuito não ser favorável para suas características, Galinski não se intimidou e lutou pela medalha. Ele teve uma largada ruim, mas conseguiu se recuperar e terminou a prova na quarta posição, com um desempenho que surpreendeu até mesmo o próprio ciclista.
“Em tese, o circuito era um tanto ruim para minhas características, mas na prática foi diferente, valeu o que eu coloquei na minha cabeça. Larguei mal, mas consegui reagir e briguei até o fim pela medalha. Obrigado Bahia e Chapada Diamantina, vocês moram em meu coração e este é só o começo de uma longa jornada”, disse Galinski.
O grande vencedor da prova foi o mexicano José Geraldo Ulloa Arevalo, que também foi campeão do XCC (short track) na sexta-feira. O canadense Gunnar Holmgren ficou em segundo lugar, seguido pelo argentino Joel Fernando Contreras.
Jornal da Chapada