Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Casal abraça estilo de vida minimalista, constrói sua própria casa móvel e segue com a ‘Duque’ na estrada’

Olavo, Jully e sua casa móvel chamada de 'Duque' | FOTO: Divulgação |

Olavo e Jully são um casal que decidiu viver uma vida nômade em uma casa móvel. Com um estilo minimalista, eles se desfizeram de alguns bens materiais e optaram por viver com o necessário, focando em experiências e no valor das pequenas coisas. “Queremos deixar claro que esta escolha não significa vivermos de forma mesquinha, apertados e sim com o necessário, consumir com consciência, voltar ao olhar para os prazeres que o consumo desenfreado não compra. Estamos em busca de melhor qualidade de vida”, afirma o casal.

Os dois têm cinco filhos e construíram seu próprio motorhome, apelidado de ‘Duque’, uma Ducato furgão que eles terceirizaram algumas partes, mas fizeram com as próprias mãos outras. Depois de visitar parentes na Bahia em dezembro de 2017, eles decidiram que queriam morar na estrada e pesquisaram na internet inspirações de pessoas que moravam de forma nômade.

“Viajamos muito antes mesmo de terminarmos a casinha, pois foram cinco anos de preparação e construção necessários. Fizemos amigos e todas as casas [kombis, vans, ônibus, caminhões entre outros] e pessoas convivem e compartilham do gosto de vivermos em liberdade. Fizemos a primeira viagem com a casa pronta: totalmente autônoma com água, luz, cozinha, quarto, sala, banheiro varanda e um quintal novo a cada dia”, aponta o casal.

Olavo e Jully afirmam que a escolha de viver em um motorhome só foi possível graças ao autoconhecimento adquirido em suas viagens | FOTO: Divulgação |

Eles conheceram outros nômades em um encontro de motorhomes e se inspiraram em seus vídeos no YouTube para construir sua própria casa móvel. Olavo e Jully afirmam que a escolha de viver em um motorhome só foi possível graças ao autoconhecimento adquirido em suas viagens, conhecendo novos lugares e culturas diferentes.

“Conhecemos várias cidades de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Brasil. Em dezembro de 2017 resolvemos visitar os parentes em Lauro de Freitas e passamos o réveillon lá. Só dois dos nossos filhos puderam ir conosco, pois trabalhavam, estudavam e as férias e folgas não coincidiam com as nossas. Fizemos um roteiro diferente para voltarmos, optamos pela Costa do Dendê, Costa do Cacau e do Descobrimento. Passamos pela Ilha de Itaparica, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, estado do Espírito Santo, Ouro Preto, Ouro Branco, Mariana. Deu tudo certo, conseguimos hotéis de última hora para ficarmos em alguns desses lugares”, conta o casal.

Segundo Olavo e Jully, nunca é tarde para realizar um sonho, e todos os sonhos são realizáveis. Eles acreditam que quando nasce um sonho em nossos corações, nasceu primeiro no coração de Deus. “Não se prenda ao tempo e todos outros empecilhos, existe a fé para te mover e o planejar para executar todos os passos necessários para a concretização”, afirma Jully, citando uma frase de Abraham Lincoln: “No final das contas, não são os anos da sua vida que contam, mas a vida que aconteceu naqueles anos”.

Segundo os mesmos, assim que resolverem questões pessoais, o casal pretende partir de Utinga, na Chapada Diamantina, onde vivem, para percorrer o Brasil e os países da América do Sul. O casal deixou o Instagram à disposição de quem deseja acompanhar todas essas andanças @duquevamos_na_estrada.

Viver na estrada pode não ser para todos, mas Olavo e Jully afirmam que é possível adaptar qualquer estilo de vida às nossas escolhas e sonhos. Eles são um exemplo de que é possível ser feliz vivendo de forma simples e aproveitando as experiências que a vida nos oferece.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile