Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cinco universitários da Uefs morrem em acidente de carro na região do município de Lajedinho

Segundo informações do Acorda Cidade, o acidente foi provocado por uma ultrapassagem proibida | FOTO: Divulgação |

Cinco estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) morreram em um acidente de carro, na noite de quinta-feira (18), na BR-242, na região do município de Lajedinho. Cíntia de Souza França, Carolina Silva do Amor Divino, Raony Chaves Fernandes, Marcos de Oliveira Silva, Jares Medeiros Gonçalves faziam parte do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) da Uefs, campus Chapada Diamantina.

Perfil das vítimas
Alguns destes estudantes de pós-graduação também trabalhavam como professores.

Marcos de Oliveira Silva, 34 anos, era natural de Santo Estêvão, mas residia em Feira de Santana – Jovem professor.

Cíntia de Souza França, 36 anos, natural de Salvador – Estudante

Carolina Silva do Amor Divino, 30 anos, natural de Salvador – Possui graduação em Ciências Biológicas pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2015). Atualmente é professora – Reda – no Colégio Estadual Dr. Luis de Moura Bastos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Ciências Ambientais.

Raony Chaves Fernandes, 35 anos, natural de Lauro de Freitas – Professor de Geografia. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Monitoramento de Recursos Hídricos pelo Senai/Cetind, formado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana, 2011.2. Participou do Intercâmbio Acadêmico na Universidade do Minho em Portugal entre os anos de 2010 e 2011.

Jares Medeiros Gonçalves, 39 anos, natural de Santo Estêvão – Professor, tinha um filho. Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (nome estava em uma lista de 2022). Envolvido em movimentos sociais, lutava pela democracia, pela educação pública e de qualidade.

Três dos estudantes que morreram no grave acidente na Chapada Diamantina  | FOTO: Reprodução/Acorda Cidade |

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro em que os cinco estudantes estavam colidiu de frente com um caminhão tanque. Não há informações sobre o estado de saúde do caminhoneiro. Em nota, a Administração Central da Uefs e a coordenação do Proficiamb declararam estar mobilizadas para “prestar às familias dos estudantes todo acolhimento e cuidado necessários diante dessa dolorosa fatalidade”.

“Não há palavras que se revertam em consolo neste momento. A Uefs abraça com solidariedade e afeto todas as famílias, amigos, colegas, professores e todos e todas que neste momento sentem cada uma dessas perdas”, declarou a reitora da Uefs, Amali de Angelis Mussi, que decretou luto oficial de três dias.

Da esquerda para direita: Marcos de Oliveira Silva, Raony Chaves Fernandes, Jares Medeiros Gonçalves | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

Em publicação nas redes sociais, a professora Vanilda Araújo lamentou a morte dos alunos. “Um professor que busca viver sob a luz da academia está comprometido com a excelência acadêmica, o avanço do conhecimento e o desenvolvimento intelectual tanto de si mesmo quanto de seus alunos. Jares, Marquinhos e amigos morreram buscando promover uma educação de excelência. A educação perde excelentes profissionais. Meus amigos, os frutos da dedicação de vocês serão colhidos por muitas gerações. Seguiremos na resistência sempre”, escreveu.

Governador se pronuncia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) também prestou sua solidariedade pelas vítimas do acidente. “Dos 5 mestrandos, 2 eram professores da nossa rede estadual. Estamos em oração para que Deus conforte os corações de todos”, publicou no Twitter. “A Uefs e a Secretaria da Educação já disponibilizaram auxílio às famílias neste momento difícil, e nos colocamos à disposição para prestar a atenção necessária.”

Prefeitura cancela evento
A prefeitura de Santo Estevão comunicou que o evento de lançamento dos festejos juninos, que ocorreria neste sábado (20), foi cancelado em respeito ao falecimento dos professores Marcos Oliveira e Jares Medeiros.

“Esse momento é de solidariedade e respeito às vítimas, familiares e amigos que perderam pessoas tão especiais em suas vidas, mas que ficarão para sempre em nossos corações”. A prefeitura também decretou três dias de luto. Jornal da Chapada com dados do Correio 24h e Acorda Cidade.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas