Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba celebra o Dia Nacional do Turista enfatizando São João, ecoturismo e sustentabilidade

Turismo na região de Itaberaba se destaca pelas paisagens encantadoras | FOTO: Montagem do JC/Iranildo Lima |

Itaberaba, a cidade portal de entrada da Chapada Diamantina, aproveita a ocasião do Dia Nacional do Turista, celebrado nesta terça-feira (13), para ressaltar a relevância dos visitantes para o desenvolvimento da cidade e região. A Secretaria de Cultura, Economia Criativa e Turismo destaca a diversidade de opções turísticas que a cidade oferece, incluindo turismo religioso, turismo de eventos, turismo de negócios, turismo de saúde, turismo ecológico e eventos esportivos.

Conhecida por abrigar o turismo religioso, Itaberaba atrai devotos e peregrinos de diversas partes do país, devido às curas de Maria Milza. A cidade é lar de importantes igrejas e santuários, que recebem um grande fluxo de visitantes em busca de fé e espiritualidade. Além disso, o município é palco de eventos tradicionais, como o São João, uma das maiores festas juninas do Brasil, que atrai turistas em busca de música, dança e cultura popular.

As curas de Maria Milza atraem devotos para Itaberaba | FOTO: TV Bahia/Divulgação |

O turismo de negócios também tem seu espaço em Itaberaba. A cidade oferece infraestrutura adequada para a realização de congressos, seminários e feiras, atraindo empresários e profissionais de diversas áreas. Além disso, com a implantação da Policlínica e a reinauguração do Hospital Regional Jadiel Mascarenhas, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Itaberaba, a cidade se consolida como um importante destino para o turismo de saúde, recebendo pacientes de outras regiões em busca de atendimento médico especializado.

Itaberaba também se destaca pelo turismo ecológico, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a rica biodiversidade da região. A Serra do Orobó, cuja área de 65% pertence ao município de Itaberaba e onde também está localizada a Cachoeira do Fascínio com 17m de queda d’água, é um ótimo destino para quem gosta de aventura e belas paisagens.

Outro destaque é a realização de campeonatos de jiu-jitsu, que tem atraído atletas de todo o país para Itaberaba. A cidade se consolida como um importante cenário para essa modalidade esportiva, proporcionando competições de alto nível e impulsionando o turismo esportivo na região. Além disso, eventos esportivos, como a Copa do Abacaxi, e atividades de aventura, como o cicloturismo, têm atraído turistas que buscam adrenalina e diversão ao ar livre.

Serra do Orobó, onde fica localizada a Cachoeira do Fascínio, com 16 metros de queda d’água | FOTO: Reprodução |

No Dia Nacional do Turista, a prefeitura de Itaberaba, por meio da Coordenação de Turismo, celebra a data em um momento propício, durante as festividades juninas. Nessa época, a cidade recebe uma grande quantidade de visitantes de diversas partes do país. Muitos deles encontram hospedagem em casas de parentes e amigos, enquanto outros optam por pousadas, hostels e hotéis, movimentando a economia local.

O município de Itaberaba recebeu pela terceira vez a certificação que garante a sua presença no mapa nacional do turismo, fruto do trabalho realizado pela gestão municipal através da Coordenação Municipal de Turismo e da vinda de turistas para a cidade.

Prefeitura de Itaberaba celebra o Dia do Turista se destacando pelo turismo ecológico, pelo São João, e agora, pelo turismo religioso | FOTO: Reprodução/PMI

A coordenadora de turismo, Ediana Fernandes, explica que o turismo tem que ser pensado de forma integrada: “É fundamental que as políticas e a gestão do turismo sejam integradas com outras áreas como cultura, meio ambiente, educação e agricultura. É fundamental também que as nossas estratégias sejam traçadas a partir de uma abrangência regional conectadas com outros municípios da região do Piemonte do Paraguaçu, e da Chapada Diamantina”.

O propósito da gestão municipal, segundo Ediana Fernandes, é educar para o turismo. Para isso, as políticas para o turismo precisam ser construídas com os nativos das diversas localidades urbanas e rurais do município. A proposta é o desenvolvimento sustentável, com avanço na economia e geração de emprego e renda, respeitando o meio ambiente e garantindo ao turista serviços de qualidade, com produtos da terra, alimentos típicos da agricultura familiar da região como o abacaxi, o requeijão, a carne do sol, e é claro, alimentos típicos das festas juninas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas