Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Surto de febre maculosa já matou três pessoas em São Paulo, segundo instituto

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato | FOTO: Montagem do JC |

Três casos de morte por febre maculosa foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz na terça-feira (13). A amostra do piloto Douglas Costa, de 42 anos, testou positiva para a doença, assim como a jovem de 28 anos que acompanhava o casal. A confirmação do óbito da namorada do piloto, Mariana Giordano, de 36 anos, foi divulgada na segunda-feira (12).

Ambos haviam visitado duas áreas rurais em Campinas, no interior de São Paulo, além de Monte Verde, em Minas Gerais. A jovem de 28 anos apresentou sintomas como febre, dor de cabeça, choque e convulsões, com início dos sintomas no dia 3 de junho. Ela foi internada no dia 7 e faleceu no dia seguinte. A jovem também esteve na mesma festa que o casal frequentou em Campinas.

As autoridades de saúde estão investigando o surto da doença nessas regiões e tomando as medidas necessárias para conter a disseminação. A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela e pode ser grave se não for tratada precocemente. É importante que a população esteja ciente dos sintomas e tome precauções ao frequentar áreas rurais onde há presença desses carrapatos. As informações são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas