Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cão que foi espancado em Itaberaba já consegue andar e se alimentar, mas ainda preocupa equipe veterinária

Equipe da Clínica Pro Bicho está cuidando de Duck e atualizando a população local sobre o estado de saúde do cachorro | FOTO: Montagem do JC |

O cachorro que ficou gravemente ferido após ser espancado com pelo menos oito pauladas em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, conseguiu ficar em pé, se alimentou e bebeu água por vontade própria. Apesar da evolução, ainda apresenta um quadro de saúde preocupante.

Segundo a veterinária Anne Raphaelle Flick, que tem cuidado do animal após a agressão, o cachorro chegou na clínica com hemorragias ocular, nasal e na cavidade oral. “Foi uma surpresa ele chegar na clínica com vida. Assistindo as imagens, a gente imaginou que ele não conseguisse sobreviver”, contou.

De acordo com a veterinária, as pancadas, que pelo vídeo parecem que foram apenas na parte torácica abdominal, também atingiram a cabeça, causando um traumatismo craniano. O animal chegou agressivo no local porque estava traumatizado e sentia muita dor. “Assim que chegou a gente fez um controle de dor e ele está internado”, afirmou.

Veja abaixo alguns problemas diagnosticados pela equipe médica:
• Após a realização de exames de sangue, foi diagnosticado que o cachorro está com anemia;
• Uma ultrassonografia mostrou que o cão tem um comprometimento no baço, provavelmente causado pelas pancadas, e um muscular, uma hérnia inguinal;
• O cachorro chegou à clínica hipotérmico e agora está com a temperatura normal.

“É um milagre estar vivo porque, diante da cena, o que ele teve, o que ele está apresentando é pequeno diante do que a gente viu”, opinou Anne Raphaelle Flick. Ainda segundo a veterinária, o cão vai passar por uma avaliação com um urologista e fazer um exame Raio-X.

“Hoje conseguiu ficar em pé, se alimentou e bebeu água por vontade própria, mas ele está extremamente reativo ao contato porque ele está traumatizado”, afirmou. Em postagem nas redes sociais, a equipe conta o estado em que o cachorro por nome Duck chegou na clínica.

O que diz a defesa do suspeito
A defesa do suspeito informou que a ação de Nivaldo Jesus de Santana, de 37 anos, não foi uma reação aleatória e sim uma reação a dois acontecimentos. Segundo ela, na semana passada, o mesmo cachorro mordeu o filho dele e na quarta-feira (14) o cachorro teria mordido Nivaldo em cinco partes do corpo diferentes.

Confira o áudio divulgado pelo suspeito:


A defesa de Nivaldo de Santana informou ainda que tem testemunhas que o cachorro teria mordido outras pessoas também. Contou que ele não se apresentou na delegacia, porque o delegado da cidade não estava no município e afirmou que vai marcar a apresentação do suspeito.

#TodosPorDuck:
Uma manifestação pacífica foi convocada pelos moradores para esta quinta (15), às 18h, na praça JJ Seabra, onde o cachorro sofreu o espancamento. Um perfil no Instagram com o nome ‘Todos por Duck’ foi criado no intuito de ajudar o cachorro diante de tal barbárie.

Jornal da Chapada

Atualização
A equipe que cuida de Duck publicou um boletim sobre o estado de Duck, confira:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas