Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ‘Avisa Lá Que Eu Vou’ com Paulo Vieira visita o município de Mucugê e conta um pouco da tradição e cultura

Paulo Vieira entrevista figuras ilustres de Mucugê | FOTO: Divulgação |

Neste domingo (16) foi exibido o episódio do ‘Avisa Lá Que eu Vou’, com Paulo Vieira, visitando a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. O programa vai ao ar também no GNT às terças, mas todo domingo, o público ganha um ‘spoiler’ do novo episódio no Fantástico.

História
Uma das mais antigas cidades da Chapada Diamantina, fundada no século XVIII, Mucugê foi a primeira localidade baiana onde foram encontrados diamentes de real valor – o que ocorreu em 1844. Após a revelação da descoberta, houve um movimento de pessoas em direção à cidade.

Em 1848, já havia no local uma população de mais 30.000 habitantes, a maioria garimpeiros e comerciantes. A partir de 1871, a importância econômica da vila começou a decair, devido à concorrência dos diamantes da África do Sul. Com o declínio da extração de diamantes, desenvolveram-se as lavouras de cana, cereais, algodão e café, na margem direita do rio de Contas.

Além da deslumbrante beleza da paisagem local, marcada por cachoeiras, vales e cânions, o patrimônio cultural é enriquecido com as histórias de lutas pela posse do garimpo, contra a invasão da Coluna Prestes e dos coronéis. As informações são do Ensinar História.

Conheça mais um pouco sobre a História de Mucugê.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile