Ícone do site Jornal da Chapada

#Salvador: Sistema Ferry-Boat conta com operação especial para o São João

A operação de São João contará com sete ferrys disponíveis para a população | FOTO: Divulgação |

O Sistema Ferry-Boat, operado pela Internacional Travessias Salvador (ITS), iniciou a operação especial durante o feriado de São João, um dos períodos mais movimentados do ano para o transporte marítimo. A operação especial teve início ontem, dia 21 de junho e se estenderá até o dia 27 de junho, abrangendo os trajetos de ida e volta entre os terminais hidroviários de São Joaquim, em Salvador, e de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

Com o objetivo de atender à demanda esperada, a empresa disponibilizará sete barcos para as travessias: Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Pinheiro. O horário regular de funcionamento será das 5h às 23h30, de segunda a sábado, com saídas a cada hora. Aos domingos e feriados, o horário será das 6h às 23h30.

Além dos horários regulares, viagens extras serão oferecidas conforme a demanda e a disponibilidade das embarcações. Os usuários também poderão utilizar o serviço de Hora Marcada, que está disponível para agendamento prévio.

Estima-se que mais de 134 mil pessoas utilizem o sistema durante o período do São João deste ano, um aumento de 5% em relação ao movimento registrado em 2022. No ano passado, aproximadamente 134,8 mil pessoas e 19,8 mil veículos utilizaram o serviço durante o mesmo período. Para garantir o atendimento adequado, a empresa mobilizou equipes extras em todos os setores, reforçando o plantão nos turnos.

É esperado um fluxo de 134 mil pessoas no Terminal do Ferry Boat em Salvador | FOTO: Reprodução |

A ITS disponibiliza em seu site oficial o Filômetro, uma plataforma que permite aos usuários consultar antecipadamente o melhor momento para se dirigir ao terminal, evitando as horas de maior espera na fila. Os terminais também possuem painéis digitais que fornecem informações atualizadas sobre capacidade das embarcações, horários de saída e tempo médio de espera.

Para facilitar o deslocamento dos veículos de passeio, o sistema oferece a opção de agendamento por meio do SAC Digital. Diferentemente do serviço de Hora Marcada, no agendamento de veículos não é necessário efetuar o pagamento antecipado nem há cobrança de taxa de serviço.

Ferry Ivete Sangalo é um dos barcos disponíveis | FOTO: Reprodução |

Ferry Card
Durante o período da operação especial, os usuários que precisarem recarregar o cartão Ferry Card poderão fazê-lo em um guichê específico, que estará disponível mesmo nos dias de operação especial. O horário de funcionamento desse serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O setor não funciona aos sábados, domingos e feriados.

É importante ressaltar que haverá suspensão da travessia de veículos pesados em determinados dias. No sentido terminal São Joaquim para Bom Despacho, a suspensão de embarque de caminhões ocorrerá das 5h de sexta-feira até as 15h de sábado, e das 5h da véspera de feriado até as 5h do dia seguinte ao feriado. No sentido contrário, a suspensão será válida das 5h de domingo até as 5h de segunda-feira, bem como das 5h do dia posterior ao feriado até as 5h do dia seguinte.

Os veículos pesados que estiverem transportando alimentos e pacientes em tratamento médico fora do domicílio poderão embarcar normalmente durante o período de restrição.

A operação especial de São João conta com o apoio de várias entidades, incluindo a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Transalvador, Secretaria Municipal de Transporte de Itaparica, equipe do Salvar do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Juizado de Menores.

Para mais informações sobre a Operação Especial de São João no Sistema Ferry-Boat, os interessados podem acessar o site oficial da Internacional Travessias Salvador em internacionaltravessias.com.br. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas