Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Médica sanfoneira leva música e alegria à Maternidade Frei Justo Venture em Seabra

A medicina do som: médica sanfoneira humaniza atendimento em maternidade | FOTO: Divulgação |

Os acordes da sanfona ecoaram pelos corredores da Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, na Chapada Diamantina, na véspera de São João. A equipe de humanização da unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), gerida pela Fundação Fabamed, organizou uma ação que reuniu pacientes, acompanhantes e colaboradores, proporcionando um ambiente animado e musical.

A protagonista dessa festa foi a médica Adriane Barreto Cunha, conhecida como a médica sanfoneira. Natural de Seabra, Adriane utilizou seus conhecimentos musicais, aprendidos com sua avó, para humanizar o atendimento e levar cuidado por meio da música aos pacientes. Acompanhada da zabumba e do triângulo, ela percorreu a unidade, levando conforto e descontração às mamães, profissionais de saúde, bebês e recém-nascidos, introduzindo-os ao ritmo marcante do forró, característico do nordeste e dos festejos juninos.

Adriane Barreto Cunha, conhecida como a médica sanfoneira | FOTO: Divulgação |

Para a médica, a humanização no cuidado é fundamental. Ela ressaltou: “Com certeza fizemos o primeiro forró de muitos bebezinhos que estavam lá e ouviram, pela primeira vez, os toques da sanfona e as batidas do triângulo. A gente acaba quebrando esse clima hospitalar e levando o forró e o São João para dentro da unidade. Acho muito importante que a gente leve isso para aquela mãe que está ali internada, longe da família, para que ela consiga ficar próxima da festa mesmo estando internada”.

A Maternidade Frei Justo Venture é referência para gestação e parto de alto risco em Seabra e mais de 11 municípios da região da Chapada Diamantina. Além de oferecer uma equipe atenciosa e preparada, o local tem investido cada vez mais na humanização do cuidado. Com essa iniciativa de levar música e alegria aos corredores, a maternidade busca proporcionar uma experiência mais acolhedora e festiva para as mulheres em trabalho de parto, aproximando-as das comemorações juninas mesmo estando internadas em ambiente hospitalar. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas