Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto leva estudantes de Jacobina a um acampamento imersivo sobre a independência do país

O projeto 'Era Uma Vez...Brasil' é voltado para alunos e professores de História do oitavo ano da rede pública | FOTO: Divulgação |

Um projeto educativo inovador está reunindo 100 estudantes de escolas públicas da região de Jacobina, na Chapada Norte. A ação acontece em um acampamento imersivo com o objetivo de explorar o tema da independência do Brasil. Intitulado ‘Era Uma Vez…Brasil’, o projeto busca contar uma história diferente para os jovens, valorizando personagens muitas vezes esquecidos nos livros de história.

A iniciativa, que acontece desde o início do ano, está na etapa chamada de ‘Campus’ e ocorrerá durante sete dias, de 26 de junho a 2 de julho, no Colégio Municipal Doutor Marcos Jacobina, localizado no distrito de Caatinga do Moura. Durante esse período, os alunos participarão de oficinas de audiovisual, abordando áreas como interpretação, roteiro, som e fotografia.

Além das atividades de audiovisual, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar experiências afro-brasileiras no Quilombo Barra Dois, localizado em Morro do Chapéu, e participar de vivências indígenas com representantes da etnia Kiriri. Essas imersões culturais visam ampliar o conhecimento dos jovens sobre a diversidade étnica e cultural do Brasil, proporcionando uma compreensão mais profunda sobre as diferentes lutas e independências ocorridas no país.

A iniciativa está na etapa chamada de ‘Campus’ e ocorrerá durante sete dias, de 26 de junho a 2 de julho em colégio no distrito de Caatinga do Moura | FOTO: Divulgação |

O projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ é voltado para alunos e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino. Em sua sétima edição, realizada em 2023, o projeto trabalha o recorte temático ‘Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis’, buscando resgatar a memória de personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, a Cabocla e o Caboclo, que desempenharam papéis fundamentais na independência da Bahia e do Brasil.

Além do acampamento educativo, o projeto desenvolve atividades de arte-educação ao longo do ano letivo nas escolas municipais, impactando tanto os alunos quanto os professores envolvidos. Uma das próximas etapas do projeto inclui um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal, no qual 120 estudantes e professores brasileiros terão a oportunidade de vivenciar a história e a cultura do país europeu.

Com o intuito de promover uma educação mais inclusiva e abrangente, o projeto ‘Era Uma Vez…Brasil’ se destaca como uma iniciativa enriquecedora, que visa despertar o interesse dos estudantes pela História do Brasil, explorando diferentes perspectivas e valorizando figuras históricas muitas vezes negligenciadas nos currículos escolares tradicionais. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas