Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Esposa de Frank Aguiar revela luta contra a rara e grave doença que causa queimaduras no corpo

A Síndrome de Stevens-Johnson é semelhante a necrólise epidérmica tóxica, doença com as mesmas causas e sintomas mais graves | FOTO: Montagem do JC |

Esposa de Frank Aguiar, Caroline Aguiar, revelou que possui a Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ). A doença é rara e grave e o paciente quase sempre é internado em unidades de tratamento de queimaduras, recebem líquidos e poucos medicamentos.

Geralmente, a síndrome é causada por medicamentos ou infecções. No caso de pessoas afetadas que ingerem muitas medicações, o uso é interrompido. Os sintomas iniciais são febre, coriza, dor de garganta e dor de cabeça. Em seguida, tipicamente surgem lesões na pele, descamação, erupções e bolhas nas membranas mucosas.

A SSJ é semelhante a necrólise epidérmica tóxica, doença com as mesmas causas e sintomas mais graves. Considerada como um estágio avançado da Síndrome de Stevens-Johnson, a necrólise causa grandes áreas de descamação de pele, afetando mais de 30% da área corporal.

Tanto a SSJ como a necrólise afetam a camada superior da pele, de modo que abram feridas nas vias respiratórias, órgãos genitais, trato digestivo e trato urinário.

Atingida pela síndrome, Caroline Aguiar conta que teve dificuldade em realizar atividades básicas: “Minha boca estava toda ferida, eu perdi sete quilos. A alimentação era líquida. Não conseguia fazer coisas simples como andar”. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas