Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Aberta seleção pública em Jacobina para hospital estadualizado pelo governo que teve 30% dos leitos ampliados

O hospital terá sua capacidade ampliada em cerca de 30%, passando a contar com 86 leitos | FOTO: Montagem do JC/Ascom |

O Hospital Regional Vicentina Goulart, localizado em Jacobina, na Chapada Norte, passará por uma ampliação significativa de seus serviços de saúde. Recentemente, o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu o compromisso assumido com a região e estadualizou a unidade, tornando-a responsabilidade do Estado. Nesta sexta-feira (7), foi publicada no Diário Oficial do Estado a seleção pública que definirá a Organização Social responsável por administrar o hospital.

Atualmente com 68 leitos, o Hospital Regional Vicentina Goulart terá sua capacidade expandida em cerca de 30%, alcançando um total de 86 leitos. Essa ampliação fortalecerá a assistência médica e hospitalar para toda a região, abrangendo especialidades como urgência, clínica médica, saúde mental, cirurgia, traumato ortopedia, obstetrícia e pediatria.

Uma novidade importante é a criação de um Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar, que oferecerá assistência especializada durante o trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido, sob a supervisão de enfermeiros obstétricos. O Hospital Regional Vicentina Goulart será classificado como uma unidade hospitalar de médio porte e prestará atendimento à macrorregião Centro Norte, composta por 19 municípios e aproximadamente 393 mil habitantes.

Para garantir um atendimento de qualidade à população atendida, cerca de 480 profissionais atuarão na unidade. A Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressalta que essa expansão do hospital fortalecerá a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “Essa realização é mais um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a saúde da população. Estamos ampliando a oferta de atendimento na região de Jacobina, levando saúde para aqueles que mais necessitam”, comemora Roberta.

Com essa expansão e estadualização, a expectativa é que a população de Jacobina e dos municípios vizinhos tenha acesso a uma assistência mais abrangente e eficiente, contribuindo para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade local.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas