Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Iguaria na Coreia, peixe-pênis aparece na costa argentina; veja aqui o vídeo

Peixe-pênis foi encontrado em praias argentinas, mas é considerado uma iguaria no leste asiático | FOTO: Reprodução/Redes Sociais |

Na última segunda-feira (17), uma tempestade atingiu a costa de Rio Grande, na Terra do Fogo, na Argentina, e lotou as praias do país de peixes-pênis, nome dado aos “vermes marinhos” Urechis unincinctus. Estes animais de formato curioso (são cilíndricos e parecem com um pênis humano) medem até 30 centímetros e são comuns em regiões de águas frias.

Estes animais invertebrados são extremamente curiosos e sempre dominam as manchetes quando aparecem, não somente por seu formato estranho, mas também por seus fins culinários.

O que é peixe-pênis
A criatura marinha inusitada conhecida como “peixe-pênis” ou “verme-penis” é um invertebrado habitante das profundezas oceânicas, acomodando-se nas camadas de areia e lama. Seu nome científico preciso é Urechis unincinctus.

Seu peculiar corpo se estende em formato cilíndrico, apresentando uma pequena cabeça e uma cauda bem curiosa. A pele do animal é revestida por uma camada gordurosa, ostentando tonalidades que variam entre o castanho e o rosado.

Ela é consumida com o nome de Gaebul, na Coreia do Sul, e é considerada uma iguaria que repõe a vitalidade e a fertilidade. Ela também é bem consumida na China.

Na Coreia do Sul, um quilo de peixe pênis custa cerca de 24 mil won, ou R$ 90, sendo considerada uma proteína relativamente cara para os padrões coreanos. As informações são da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas